Não é mais só Bolsonaro
Como já se anunciava, o segundo turno da eleição municipal neste domingo (27) foi ruim para o presidente Lula: apenas um candidato do PT venceu em capitais - Evandro Leitão, em Fortaleza. Mas o ex-presidente Jair Bolsonaro teve um dia especialmente ruim. Seus candidatos perderam em Fortaleza, Belo Horizonte, Goiânia, Manaus, Belém e Curitiba. O PT nem foi seu maior problema; o problema é que Bolsonaro perdeu para a própria direita.
Bolsonaro entrou na campanha em busca de força política para o futuro, para aprovar pautas de seu interesse como uma anistia para si e para os golpistas de 8 de janeiro, e para se manter como líder inconteste da direita. Seu objetivo é poder ser candidato em 2026 e não ser preso. Para isso, Bolsonaro teria de sair da eleição municipal como grande eleitor e líder único da direita. Não aconteceu assim.
A principal derrota ocorreu em Goiânia. Bolsonaro foi até votar com o candidato Fred Rodrigues, do PL, neste domingo. Mas Fred acabou derrotado por Sandro Mabel, do União Brasil, candidato do governador Ronaldo Caiado. A questão aqui é que Bolsonaro se empenhou, fez comícios na cidade e até ofendeu Caiado, mas perdeu.
Bolsonaro se esforçou para bloquear Caiado, que quer ser candidato a presidente em 2026, contra Tarcísio de Freitas, seu escolhido. Caiado tem pouquíssimas chances de fazer sombra a Tarcísio. Mas sua vitória mostra que Bolsonaro não é mais um monopolista da direita e não pode ditar tudo.
Em Belo Horizonte, o candidato bolsonarista, Bruno Engler, do PL, perdeu para o prefeito Fuad Noman, do PSD. Em Manaus, o candidato de Bolsonaro, Capitão Alberto Neto, do PL, perdeu para o prefeito David Almeida (Avante).
Em Curitiba, o PL indicou a vice do candidato Eduardo Pimentel, do PSD, que acabou eleito, mas Bolsonaro ficou do lado oposto, com a candidata Cristina Graeml, do PMB, que fez discurso negacionista e perdeu. Em Fortaleza, o bolsonarista André Fernandes, do PL, que relativizou o número de feminicídios, perdeu para o petista Evandro Leitão.
Em João Pessoa, o ex-ministro da Saúde de Bolsonaro Marcelo Queiroga, do PL, perdeu para o prefeito Cícero Lucena, do PP. Em Belém, o delegado Éder Mauro, do PL, perdeu para Igor Normando, do MDB. Bolsonaro teve uma vitória em Cuiabá: o prefeito Abilio Brunini, do PL, venceu o petista Lúdio Cabral (PT).
Bolsonaro também deixou de vencer. A reeleição de Ricardo Nunes, do MDB, em São Paulo, foi uma vitória do governador Tarcísio de Freitas. Bolsonaro se manteve longe da campanha. Chegou a dizer que Nunes não era o candidato dos seus sonhos, flertou com Pablo Marçal e só veio, a contragosto, a um evento no segundo turno.
A eleição municipal não esgota as chances de Jair Bolsonaro de buscar sobrevivência política. Mas sua liderança sobre a direita não é mais exclusiva. Existem políticos tradicionais, como Caiado, e existem candidatos a político como o influencer Pablo Marçal. O eleitorado que não gosta do PT tem outras opções além de Bolsonaro e o que ele quer.
O mês que marcaria os últimos dias do governo Bolsonaro foi o escolhido para o golpe, segundo a PF
Leia MaisOperação da PF assusta por mostrar que, sob Bolsonaro, militares podem matar adversários políticos
Leia MaisInvestigação da PF mostra que general próximo a Bolsonaro elaborou plano para matar Lula e Alckmin
Leia MaisSenacon tenta limitar publicidade de bets, mas falha ao detalhar eventuais punições.
Leia MaisPF prende um dos seus e quatro militares suspeitos de planejar matar Lula, Alckmin e Moraes em 2022
Leia MaisNa miúda, Anatel libera operadora a migrar de regime em acordo que custou 17 bilhões de reais
Leia MaisCade retira poderes da Paper Excellence para ditar os rumos da Eldorado Celulose, do Grupo J&F.
Leia MaisEntidade escolhida sem seleção pública cuidou de organização de evento para 500 mil em Roraima
Leia MaisA pedido de Kassio, PGR diz que falência da Laginha deve correr no TJ de Alagoas, não no Supremo
Leia MaisLula recebe líderes mundiais em um encontro esvaziado pela eleição de Donald Trump nos EUA
Leia MaisJuízes da Laginha remarcam assembleia de credores um dia após Kassio voltar atrás em suspensão dela
Leia MaisJuiz rejeita pedido de fundo de investimentos gerido pela Reag para derrubar decisão contra Copape
Leia MaisIrmãos Batista acionam órgão antitruste na guerra com a Paper pelo controle da Eldorado Celulose
Leia MaisSTF mantém condenação de Collor, que pode cumprir pena em regime fechado
Leia MaisPL e Jair Bolsonaro procuram se afastar do apoiador que se explodiu em frente ao Supremo
Leia Mais