Mais profissionalismo

Samuel Nunes
Publicada em 14/01/2025 às 11:21
Futuro ministro da Secom está recrutando profissionais para produzir conteúdos mais profissionais na comunicação do governo Foto: Reprodução

O novo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, começou a recrutar profissionais de várias áreas para mudar o tom da comunicação do governo. Ele quer investir em conteúdos mais jornalísticos e informativos, e com tom menos publicitário para melhorar a forma como as informações sobre os órgãos da administração pública chegam até as pessoas.

Em um primeiro momento, o foco será nos ministérios da Educação e da Saúde. Embora o governo tenha feito melhorias nessas áreas nos últimos dois anos, pouco disso reverbera na população, que não reconhece os esforços nas duas pastas. Esse problema também gera reflexos políticos graves, como as insistentes tentativas do Congresso em demover a ministra Nísia Trindade, por exemplo.

O trabalho de produção das peças deverá ser coordenado por profissionais mais experientes do que as atuais equipes que conduzem a área de comunicação nesses ministérios. Na Saúde, por exemplo, o serviço vem sendo realizado por pessoas com pouco tempo de prática no mercado, o que tem levado a resultados bastante questionáveis.

Entre as peças que devem ser produzidas pela nova equipe neste ano está a da comemoração de 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Estão previstas verbas até para a captação de imagens em vários estados – algo ainda restrito sob a gestão de Paulo Pimenta.

Na Educação, o governo espera ter resultados positivos com o programa Mais Professores, anunciado nesta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A iniciativa pretende incentivar estudantes a seguir o caminho da docência, por meio de bolsas, além de dar benefícios a quem já atua na área.

Essa mudança também poderá afetar os contratos que o governo tem com as agências de publicidade que coordenam a comunicação dos ministérios. Isso porque a manutenção de profissionais menos experientes se dá justamente por causa dos valores envolvidos. Quem tem mais tempo de mercado, em geral, custa mais caro. Será preciso negociar com as empresas a mudança nas equipes, sem alterar o custo de contratos já em execução.

Apesar do recrutamento dos profissionais para a produção desses conteúdos, ainda não há um calendário para que as peças sejam veiculadas. Isso só deve ser feito depois que Sidônio assumir de fato a Secom. A cerimônia de posse ocorreu hoje pela manhã, no Palácio do Planalto.

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