Maduro ficou pesado de carregar

Leandro Loyola
Publicada em 01/08/2024 às 12:11
Lula ajudou a criar Maduro, agora ele ficou pesado de embalar Foto: Claudio Reis/Agência Enquadrar/Folhapress

A postura do governo Lula de exigir que a Venezuela divulgue as atas das votações antes de reconhecer o resultado da eleição de domingo, é um tratamento duro e inédito para os padrões das relações entre os dois países nos últimos 20 anos. Contudo, faz parte de uma estratégia defensiva, num cenário adverso para o Brasil. Lula tem poucas saídas para um problema que ele mesmo criou. 

Nos últimos meses, Lula se afastou do ditador Nicolás Maduro. Deu declarações em favor da união da oposição venezuelana e mandou o Itamaraty responder com dureza ao ataque da Venezuela à Guiana. Exigir as atas de votação é uma forma de o Brasil expor Maduro no cenário internacional e mostrar um distanciamento que antes não havia.

“Lula está operando na defensiva, porque a Venezuela pode ser um problema maior em caso de vitória de Donald Trump” afirma Matias Spektor, professor da Fundação Getúlio Vargas. “Neste cenário, a questão colocaria o Brasil em rota de colisão com os Estados Unidos”. Portanto, trata-se de uma questão de “precisão”, como diria o diplomata Guimarães Rosa.

Para o Brasil, a Venezuela é um problema porque pode gerar uma onda de refugiados e piorar a situação do crime organizado na Amazônia. Para os Estados Unidos, a Venezuela é a principal base da Rússia na América Latina: as forças armadas e o serviço de inteligência venezuelanos são bancadas pelo governo russo.  

Tudo que não interessa ao Brasil é estar perto de Maduro na eventualidade de um conflito deste tamanho. A Venezuela é um tema minúsculo na política brasileira, pouco mais que um clichê de memes bolsonaristas. Mas Lula não pode se dar ao luxo de ser alvo fácil de Trump a partir de novembro. Vença Trump, vença a democrata Kamala Harris, o governo americano seguirá com as sanções à ditador de Maduro.  

“É por isso que o Lula só falou sobre a eleição na Venezuela depois de conversar com o (presidente dos Estados Unidos, Joe) Biden”, diz Spektor. O governo americano sabe que as tais atas, que comprovariam as votações, não existem. Ao lado de Colômbia e México, o Brasil faz o jogo de constranger Maduro, mas não deve romper com Maduro. “Lula será mais crítico a Maduro. (O assessor especial) Celso Amorim não sorrirá, Lula não celebrará a Venezuela”, diz Spektor. “Mas não vai quebrar a Venezuela”.

A Venezuela é um problema que o governo Lula criou a partir de 2003. “Os governos Lula e Dilma são co-responsáveis pela ditadura na Venezuela”, diz Spektor. “No início dos anos 2000, o governo Lula usou dinheiro do BNDES para gerar negócios para a Odebrecht e financiar as campanhas no Brasil”. Foi por obra dos governos Lula e Dilma que a Venezuela foi admitida no Mercosul e nos Brics.

Um problema criado no passado cobra preço alto agora. “Agora que não há dúvida que a Venezuela é uma ditadura que nada deve à da Argentina (1976-83), Lula está em uma situação difícil”, diz Matias Spektor.   

Dupla contra Bello

08/09/2024 às 15:00

Kássio, do STF, e desembargador Carlos Brandão, do TRF1, se unem para barrar Ney Bello no STJ

Leia Mais

Advogados de Rodrigo Cunha recorrem ao TSE para forçar julgamento de processo contra Paulo Dantas.


Leia Mais

Plataforma desenvolvida pela Receita Federal tem sido usada para identificar transações suspeitas

Leia Mais

A mágica da Amil

07/09/2024 às 06:00

Operadora de Seripieri conseguiu reduzir sua sinistralidade em 25 pontos em um ano

Leia Mais

Lula demite Silvio Almeida, suspeito de assédio sexual à colega Anielle Franco

Leia Mais

Corte estendeu alcance de julgamentos apenas digitais, mas houve resistência.


Leia Mais

STF mantém processos contra Marcelo Odebrecht, mas anula atos da Lava Jato

Leia Mais

Ministro tenta emplacar aliado no comando da agência; ha preocupação no setor de gás.

Leia Mais

Brasileiro é condenado a 16 anos de prisão por preparar atos contra instalações judaicas

Leia Mais

Fundo pede comprovação de que advogado da J&F não perdeu prazo para manifestação no STF

Leia Mais

Wadih Damous está cada vez mais isolado no Ministério da Justiça

Leia Mais

Diligente Beltrão

05/09/2024 às 23:30

Deputado do PP vai ao TCU e usa argumentos dos irmãos Batista para melar venda da Eldorado à Paper

Leia Mais

Paulo Gonet se manifesta contra envio de cópia do inquérito das fake news para Raul Araújo, no TSE.

Leia Mais

Candidato a prefeito de Teresina pelo PT é investigado por desvio de recursos durante a pandemia

Leia Mais

Sem acesso

05/09/2024 às 16:34

Starlink bloqueia X no Brasil após determinação do STF e alerta da Anatel.

Leia Mais