Indicado para presidir a CVM vai largar a advocacia depois de quase 20 anos

Redação
Publicada em 05/04/2022 às 10:53
Se tiver o nome aprovado pelo Senado, Nascimento assumirá cargo em julho deste ano Foto: Reprodução/Vimeo

Depois de quase 20 anos na advocacia, o professor da FGV Rio João Pedro Barroso do Nascimento deve deixar temporariamente a atuação nos tribunais. Ele foi escolhido pelo Ministério da Economia para ser o futuro presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O advogado deve passar por sabatina no Senado antes de assumir o cargo.

Nascimento é sócio do escritório JPN Advogados, com sede no Rio de Janeiro. Doutor em direito comercial, já escreveu quatro livros sobre o assunto e participou de outras obras coletivas. Também é membro das comissões de Mercado de Capitais e Direito Societário, no Conselho Federal da OAB.

Enquanto advogado, foi gerente jurídico da EBX Holding, do empresário Eike Batista, de 2011 a 2014. Ainda atuou em outros três escritórios antes de abrir a própria sociedade, em 2020.

No período da advocacia, defendeu os interesses de diversas empresas junto à CVM, assim como outros diretores da autarquia. Apesar disso, ele nega que a nomeação possa gerar conflito de interesses. 

“No meu caso, não há e não haverá conflito de interesses, na medida em que me desligarei por completo de todos os processos da CVM e, para além disso, me afastarei da advocacia durante todo o período em que estiver dedicado à CVM”, disse.

O primeiro trabalho de Nascimento no direito foi como estagiário no escritório de Luís Roberto Barroso, no Rio de Janeiro, quando o atual ministro do STF ainda exercia a advocacia. Apesar de carregarem o mesmo sobrenome, não são parentes.

Em entrevista ao jornal O Globo, Nascimento confirmou que é amigo de infância do senador Flávio Bolsonaro, mas negou que a indicação tenha partido do parlamentar. Segundo ele, a escolha foi técnica, baseada no currículo que construiu durante a carreira.

Ao Bastidor, Nascimento disse que a indicação veio pela pasta de Paulo Guedes: “Processo coordenado pelo Ministério da Economia, que foi conduzido sob o prisma técnico, tendo sido escolhido o candidato que na visão do Ministério da Economia combinava a maior combinação de capacitações acadêmicas e experiências práticas”.

Se tiver o nome aprovado pelo Senado, Nascimento vai substituir Marcelo Barbosa, que fica na presidência da CVM até 14 de julho. Além dele, Bolsonaro indicou outros 20 nomes para outros órgãos reguladores.

Empresário preso em investigação sobre venda de sentenças no STJ tinha contato com assessores

Leia Mais

Eleição, não

16/05/2025 às 16:54

Afastado, Ednaldo Rodrigues pede ao Supremo que impeça a CBF de escolher seu sucessor

Leia Mais

Lula tentou, mas não conseguiu, pacificar a relação entre Alexandre Silveira e Davi Alcolumbre

Leia Mais

As gafes da primeira-dama, como a cometida na China, causam problemas a Lula e à diplomacia

Leia Mais

SOS, Gilmar Mendes

15/05/2025 às 20:54

Ednaldo Rodrigues recorre ao ministro do Supremo contra a decisão de tirá-lo da CBF

Leia Mais

Cartão vermelho

15/05/2025 às 17:53

Justiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e pede novas eleições

Leia Mais

J&F e Paper anunciam acordo e encerram disputa pela Eldorado Celulose após 8 anos

Leia Mais

MP que cria regras do novo mercado de energia e isenção de tarifa vai atrasar

Leia Mais

Suspeito de ser operador de Andreson de Oliveira Gonçalves é preso por obstrução de justiça

Leia Mais

Flávio Dino aceita explicação da Câmara sobre frase de Sóstenes Cavalcante em relação a emendas

Leia Mais

Primeira Turma do Supremo condena deputada à prisão por invasão do sistema do CNJ

Leia Mais

Justiça da Espanha nega recurso e mantém blogueiro brasileiro livre na Europa

Leia Mais

Disputa entre J&F e Paper Excellence pelo conrole da Eldorado Celulose está perto do fim

Leia Mais

Empresário suspeito de operar com Andreson Gonçalves é alvo da PF com pedido de prisão

Leia Mais

Motta não desiste

14/05/2025 às 13:04

Presidente da Câmara recorre ao plenário do STF para beneficiar Alexandre Ramagem no caso do golpe

Leia Mais