Haja saúde política
Após um período de grande pressão pública e política, o movimento para fiscalizar abusos das operadoras de planos de saúde perdeu força e estagnou. O Projeto de Lei que prevê a regulamentação do setor está parado na Câmara dos Deputados desde abril, assim como a mobilização por uma CPI para apurar irregularidades das empresas. Enquanto isso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) limitam-se a assegurar que há investigações e sanções em curso. Não dão informações específicas.
Fontes do setor com trânsito em Brasília afirmam, por sua vez, que, sem pressão firme pública e política, a influência das operadoras na capital garante uma interlocução “amigável” na Esplanada. O que significa vida mansa para as grandes operadoras, apesar das evidências cotidianas de maus serviços e mesmo abusos .
Em maio, no ápice da crise dos rompimentos de contratos unilaterais, negativas de procedimentos e reembolsos, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, reuniu operadoras, ANS e o relator do PL que regulamenta o setor, o deputado federal Duarte Jr (PSB-MA), na residência oficial do presidente da Câmara. Em acordo verbal, as operadoras se comprometeram a parar com o rompimento de contratos.
Apesar do aperto de mãos, para os consumidores os problemas continuam. As operadoras seguem cancelando planos de forma unilateral, reduzem a rede credenciada dificultando atendimento, negam procedimentos previstos, negam reembolsos, aumentam os valores dos planos. A justificativa é a mesma: dificuldades econômicas. Mas, conforme relatório da ANS, o setor teve lucro líquido de 3,1 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2024, o melhor resultado desde 2019, conforme dados da agência.
O Projeto de Lei dos Planos de Saúde tramita há 18 anos. O texto promete limitar práticas abusivas por parte das empresas, principalmente referente aos planos coletivos. O relator Duarte Jr, antes de sair em campanha para prefeitura de São Luiz (MA), da qual saiu derrotado, disse que tinha como meta pautar o projeto para o segundo semestre. O relatório apresentado por Duarte em 2023 não é do agrado de Lira, que já indicou que pode pautar texto alternativo caso o lobby das empresas não seja atendido.
A Senacon disse que monitora as práticas de cancelamento e negativas de cobertura desde junho, em conjunto com a ANS. A secretaria garantiu que abriu canais de diálogo com as operadoras, exigindo esclarecimentos sobre cancelamentos indevidos, e iniciou um processo de monitoramento contra empresas com alta recorrência de queixas. Contudo, a Senacon não trouxe respostas específicas e informou apenas que segue acompanhando o problema de perto para proteger os direitos dos consumidores, segundo o Código de Defesa do Consumidor.
O Bastidor tentou contato com o relator, mas Duarte Jr. não respondeu à reportagem.
Dino pede à Caixa, BB e BNB que apresentem soluções técnicas para padronizar pagamento de emendas.
Leia MaisMinistro do TCU diz a pessoas próximas que Pacheco hoje é favorito para possível vaga no STF
Leia MaisRicardo Andrade Saadi, delegado da PF, assume a presidência do órgão subordinado ao Banco Central
Leia MaisCosta Câmara é preso por conversa do seu advogado com Mauro Cid; que passou ileso por Moraes
Leia MaisPor unanimidade, ministros do STF concedem proteção vitalícia a ex-integrantes da corte
Leia MaisDireita trava votação de acordo de extradição com a Argentina, que pode atingir fugitivos
Leia MaisColegas disseram ele parecia mais um integrante do governo do que presidente da Câmara
Leia MaisO dossiê da Abin
PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação
Leia Mais2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato
Leia MaisConversa a sós na Abin
Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF
Leia MaisComissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre
Leia MaisAneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa
Leia MaisDeputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta
Leia MaisExtração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC
Leia MaisOAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia
Leia Mais