Briga de família pelo poder em Alagoas

Samuel Nunes
Publicada em 01/10/2022 às 10:45
Renan Calheiros esteve presente na cerimônia de registro de candidatura de Paulo Dantas, nas eleições indiretas deste ano Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa de Alagoas

No domingo (2), os alagoanos vão decidir não só quem será o próximo governador do estado, mas também o resultado entre uma briga política que envolve aliados de Renan Calheiros e Arthur Lira, além de uma possível dissolução da proximidade entre um pai e um filho.

Segundo a mídia local, tudo começa em 2017, quando Luiz Dantas, pai do atual governador, Paulo Dantas, recebeu ameaças de morte. Um dos apontados como possível autor foi o deputado Marcelo Victor (MDB). Embora o suposto autor e a vítima tenham negado a possível ligação entre os dois casos, isso nunca ficou bem resolvido entre ambos.

No início deste ano, a disputa ganhou novos contornos, depois que o então governador, Renan Filho, renunciou ao mandato para concorrer ao Senado. Como o vice também já tinha deixado o cargo para ser prefeito, a Assembleia Legislativa teve que realizar uma eleição indireta para o Executivo.

Na atual legislatura, apenas Paulo Dantas ocupava um mandato de deputado. O pai afastou-se da política nas últimas eleições, deixando o caminho aberto para o filho. Para ser eleito, ele buscou apoio justamente com Marcelo Victor.

A disputa interna na Assembleia teve, além de Dantas, outro candidato forte, Rodrigo Cunha (União Brasil). Enquanto o vencedor recebeu apoio direto da família de Renan Calheiros, o derrotado teve suporte de Arthur Lira. A briga política entre o senador e o presidente da Câmara é aberta, há vários anos.

Meses depois da vitória de Dantas para um mandato tampão, até o fim deste ano, ele e Cunha se reencontraram novamente na disputa eleitoral, ambos tentando se eleger como governador.

Durante a campanha, Luiz Dantas, que sempre foi muito próximo à família de Renan Calheiros, mudou de lado. Passou a apoiar abertamente a campanha de Cunha e a família Lira. Sem motivo aparente.

Em uma das peças de campanha, Cunha usou um video em que Luiz Dantas faz graves acusações contra o filho. Diz que Paulo chefiou um esquema de contratação de funcionários fantasmas, depois que assumiu o governo do estado.

O filho conseguiu na Justiça Eleitoral um direito de resposta e a exclusão da peça usadas por Cunha. Paulo disse que era inocente e que o adversário jogava baixo ao criar a rixa em família.

Em meio a esse enrosco, surgiu Renan Calheiros para tentar convencer o velho amigo a cessar os ataques. O Bastidor teve acesso a um vídeo gravado no último sábado (24), em que ele e o deputado Isnaldo Bulhões Jr. aparecem saindo do condomínio onde mora Luiz Dantas.

Nas imagens, Bulhões aparece com uma mochila, cujo conteúdo é incerto. O deputado confirmou ao Bastidor a autenticidade do vídeo. Disse que foi ao encontro de Dantas porque é um velho amigo de toda a família, mas negou interesse em se intrometer na disputa interna entre pai e filho. O Bastidor tentou contato com Luiz Dantas, para que ele comentasse o encontro, mas o ex-deputado não respondeu.

No dia seguinte à visita do amigo Renan e de seu aliado Bulhões, Luiz Dantas publicou um novo vídeo nas redes sociais, em que reafirmou as críticas ao filho. Hoje, sábado, dia 1, o patriarca Danta publicou novo vídeo, após suspeitas de que um aliado do filho fora preso pela PF com dinheiro vivo para comprar votos.

Com a situação do jeito que está, Alagoas não vai apenas decidir quem vai ganhar na disputa de Calheiros e Lira, mas se pai e filho voltarão a se conversar.

Leite é Kassab

09/05/2025 às 17:45

Escanteado no PSDB, governador do RS migra para o PSD após 24 anos

Leia Mais

Contra a manobra

09/05/2025 às 14:32

STF tem dois votos para derrubar suspensão da Câmara em ação penal contra Alexandre Ramagem

Leia Mais

Sem Pic, nem Pay

09/05/2025 às 12:14

INSS manda fintech suspender antecipação de benefício devido a cobrança de taxa considerada abusiva

Leia Mais

Justiça Federal do Mato Grosso do Sul mantém suspensa transferência da Eldorado para a Paper

Leia Mais

Resposta rápida

08/05/2025 às 19:49

STF examina nesta sexta decisão da Câmara de suspender ação penal do golpe contra Alexandre Ramagem

Leia Mais

Acordo da Gol

08/05/2025 às 18:33

Aérea anuncia acerto com um dos maiores credores e dá prazo para fim da recuperação judicial

Leia Mais

Flávio Dino manda CGU aprofundar auditorias e encaminhar casos para Procuradoria abrir ações

Leia Mais

Brasília vazia: cúpula do poder estará em Nova York na semana que vem em eventos privados. De novo

Leia Mais

O Bastidor publica direito de resposta a Gabriel Cepeda Gonçalves

Leia Mais

Em afronta ao STF, Câmara suspende ação penal contra deputado para tentar ajudar Bolsonaro

Leia Mais

Nada de VAR

07/05/2025 às 19:22

Gilmar Mendes nega pedidos para afastar Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Leia Mais

Filho de Sarney, vice-presidente da CBF adere a pedido para remover Ednaldo Rodrigues da presidência

Leia Mais

Câmara aprova projeto que aumenta número de vagas e pode ampliar gastos com emendas

Leia Mais

Justiça dos EUA condena NSO Group a pagar milhões de dólares por hackear usuários do WhatsApp

Leia Mais

Não pode assinar

06/05/2025 às 19:03

A pedido do Ministério Público, juiz do Distrito Federal impede que BRB finalize compra do Master

Leia Mais