Bolsonaro concede graça a Daniel Silveira
O presidente Jair Bolsonaro baixou hoje um decreto de graça em favor de seu aliado Daniel Silveira. Ontem (quarta), o deputado foi condenado pelo Supremo a oito anos e nove meses de prisão. Os ministros julgaram-no culpado dos crimes de coação no curso do processo e de incitação à abolição violenta do Estado Democrático de Direito (antiga Lei de Segurança Nacional), em face das falas ameaçadoras do deputado em fevereiro do ano passado. A pena ainda incluiu a perda de mandato, multa de 200 mil reais e perda dos direitos políticos.
Bolsonaro reagiu às manifestações da sua base eleitoral, que ficou indignada não só pelo resultado, como também pela postura do ministro André Mendonça. Indicado pelo presidente, ele foi favorável à condenação de Silveira, mas com pena menor, que não o levaria ao regime fechado. Kassio votou pela absolvição.
O benefício da graça é previsto no Código de Processo Penal. O artigo 734 diz que o presidente pode conceder a graça espontaneamente. Não há notícia, porém, de que o benefício tenha sido concedido nos últimos anos.
O decreto causou controvérsia imediata. Deverá ser questionado no Supremo e abrir mais uma crise entre Bolsonaro e a cúpula do Judiciário.
Negócios suspeitos de família
PF investiga contratos do marido de deputada Elcione Barbalho com governo de seu filho no Pará
Leia MaisSTJ dá isenção de custas judiciais a magistrado do TJDFT que ganha 50 mil reais mensais, em média
Leia MaisGoverno aciona STF para ressarcir fraudes no INSS fora do teto de gastos e sem aval do Congresso
Leia MaisCom dificuldade de quórum, CPI termina sem aprovar relatório que indiciava apenas 16 pessoas
Leia MaisCâmara examinará cassação da deputada foragida Carla Zambelli, determinada pelo Supremo
Leia MaisAtacante Bruno Henrique, do Flamengo, é denunciado por participar de esquema de fraude em apostas
Leia MaisMinistro do STF anula condenação de ex-presidente da Petrobras por compra da refinaria de Pasadena
Leia MaisCom Gilmar, STF tem maioria para ampliar a responsabilidade das big techs por conteúdo de usuários
Leia MaisAlexandre de Moraes pede ao Ministério da Justiça a extradição de deputada foragida na Itália
Leia MaisConselheiro pede vista e Cade suspende análise de processo de entidades jornalísticas contra Google
Leia MaisOposição trava votação do novo Código Eleitoral na CCJ do Senado e adia discussão para julho
Leia MaisDino vota por responsabilização das plataformas sem ordem judicial em casos de conteúdo ilegal
Leia MaisCNJ pune desembargadora Sandra Inês, do TJBA, pela 2ª vez - agora, por manter “gabinete paralelo”
Leia MaisCredores menores contrariam grandes grupos econômicos em processo de recuperação judicial
Leia MaisGeneral Paulo Sérgio diz ao STF que discutia apenas uma "Garantia da Lei e da Ordem" com Bolsonaro
Leia Mais