Amadureceu a crise
A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de impedir a entrada da Venezuela no bloco dos Brics segue gerando críticas cada vez mais incisivas do regime de Nicolás Maduro contra o governo brasileiro. Na quarta-feira (30), o perfil da Polícia Nacional Bolivariana, comandada pelo ditador venezuelano, publicou uma imagem fazendo críticas ao brasileiro.
No texto, é possível ler em espanhol a legenda "Quem se mete com a Venezuela se dá mal". A imagem mostra a silhueta de um homem com o dedo em riste, aparentando ser Lula, em frente à bandeira brasileira. Os dois governos estão em rota de colisão desde que Maduro se autodeclarou vencedor das eleições de julho, apesar dos fortes indícios de fraude.
Maduro ainda não citou problemas diretos com Lula, embora tenha chamado de volta o embaixador venezuelano no Brasil, medida hostil no meio diplomático. Foi uma resposta ao veto do Brasil à entrada da Venezuela dos Brics. Maduro foi até a Rússia para forçar a aceitação no bloco e se deu mal.
Para o país vizinho a aceitação nem seria complicada. Maduro tem apoio declarado da China e da Rússia, as principais economias do bloco ao lado do Brasil. Entrar no clube do chamado Sul Global também garantiria ao regime venezuelano acesso a linhas de financiamento que poderiam ajudar a tirar o país da grave crise econômica em que se encontra.
STF mantém prisão de Collor por seis votos a quatro
Leia MaisConselheiro da Eletrobras foi advertido por acusar colegas e divulgar documentos sigilosos.
Leia MaisHugo Motta diz que projeto de isenção do IR deve ficar para o 2º semestre.
Leia MaisDino intima Sóstenes Cavalcanti a esclarecer acordo paralelo para repartir emendas parlamentares
Leia MaisEconomista não vai mais disputar uma vaga no conselho fiscal da Eletrobras.
Leia MaisPortugal, Espanha e outros países da Europa vivem dia de apagão, com causas ainda desconhecidas
Leia MaisSupremo se articula e evita que prisão de Collor fique só na conta de Moraes
Leia MaisFux rejeita golpe e propõe pena menor para cabeleireira do 8 de janeiro, mas fica vencido
Leia MaisTribunal de Nova York condena George Santos a sete anos de prisão por roubo a doadores
Leia MaisAliados do ministro da Previdência atribuem sua fritura após episódio do INSS ao colega da Secom
Leia MaisGilmar leva caso do ex-presidente ao plenário físico e Moraes mantém prisão e nega domiciliar
Leia MaisAlex Manente sugere rejeitar recurso que pode evitar cassação de deputado do Psol
Leia MaisFlávio Dino pede que governo e Congresso prestem informações sobre sistema de controle de emendas
Leia MaisPartido disputa com Garotinho vaga de vice do prefeito, candidato ao governo do Rio em 2026
Leia MaisCondenado por corrupção em caso da Lava Jato, ex-presidente é detido pela Polícia Federal
Leia Mais