Alcolumbre reage à pressão por Mendonça e desiste de almoço com Bolsonaro

Nonato Viegas
Publicada em 13/10/2021 às 17:00
Foto: Agif/Folhapress

O senador Davi Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, desistiu do almoço com o presidente Jair Bolsonaro. O encontro entre ambos ocorreria ainda esta semana e foi articulado por Flávio Bolsonaro a pedido do pai. O objetivo era tentar destravar a realização da sabatina de André Mendonça, indicado pelo presidente ao Supremo Tribunal Federal.

A desistência de Alcolumbre é uma resposta à declaração do presidente nesta quarta-feira, 13 de outubro, de que o senador, ao não marcar a sabatina, joga fora das quatro linhas da Constituição.

Segundo pessoas próximas a ele, a pressão pública sob Alcolumbre tende a ter reação inversa: quanto mais o senador apanha, menos se move. Em conversas reservadas, Alcolumbre demonstra irritação com as críticas e ameaça contar quem o apoia no movimento para barrar Mendonça.

Alcolumbre emitiu nota na tarde desta quarta-feira, 13 de outubro, afirmando que não aceitará “ser ameaçado, intimidado, perseguido ou chantageado com o aval ou a participação de quem quer que seja”. Neste feriadão, o pastor Silas Malafaia decidiu pressionar diretamente o presidente e, publicamente, atacar o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil). Na avaliação do pastor, Nogueira trabalha contra Mendonça e Bolsonaro.

Por conta da pressão, o zero um do presidente encontrou Alcolumbre e solicitou um encontro ele, o presidente da CCJ e seu pai. Após a declaração, o senador decidiu recuar do encontro.

Em nota, Davi Alcolumbre reclamou: “Tenho sofrido agressões de toda ordem. Agridem minha religião, acusam-me de intolerância religiosa, atacam minha família, acusam-me de interesses pessoais fantasiosos.  Querem transformar a legítima autonomia do presidente da CCJ em ato político e guerra religiosa.”


Segue a íntegra da nota:

"A defesa da democracia, da independência e harmonia entre as instituições e, sobretudo, da Constituição sempre balizou o meu posicionamento político. Diversas vezes me coloquei contra aqueles que buscavam a ruptura democrática, desrespeitando os poderes constituídos, a liberdade de imprensa e a própria democracia para criar crises políticas que impediriam a governabilidade do país. 

Jamais condicionei ou subordinei o exercício do mandato a qualquer troca de favores políticos com quem quer que seja. É importante esclarecer que a Constituição estabelece a nomeação do Ministro do Supremo Tribunal Federal não como ato unilateral e impositivo do Chefe do Executivo, mas como um ato complexo, com a participação efetiva e necessária do Senado Federal. Destaco que essa regra existe inclusive para outros cargos e tem sido respeitada e seguida exatamente conforme prevê nossa Constituição. 

Em recente decisão, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a regularidade de nossa atuação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e reafirmou a prerrogativa dos presidentes das comissões permanentes do Senado para definirem a pauta das sessões, sendo matéria interna corporis, insuscetível de interferência, em atenção ao princípio da separação e harmonia dos poderes. A mais alta Corte do país ratificou a autonomia do Senado Federal para definição da pauta.

Tramitam hoje pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal cerca de 1.748 matérias, todas de enorme relevância para a sociedade brasileira. A prioridade do Poder Legislativo, no momento, deve ser a retomada do crescimento, a geração de empregos e o encontro de soluções para a alta dos preços que corroem o rendimento dos brasileiros.

Tenho sofrido agressões de toda ordem. Agridem minha religião, acusam-me de intolerância religiosa, atacam minha família, acusam-me de interesses pessoais fantasiosos.  Querem transformar a legítima autonomia do presidente da CCJ em ato político e guerra religiosa. 

Reafirmo que não aceitarei ser ameaçado, intimidado, perseguido ou chantageado com o aval ou a participação de quem quer que seja. 

Davi Alcolumbre"

Presidente da Câmara se compromete a ajudar grupo que tenta alterar Código da Mineração há anos

Leia Mais

O Pará é o estado da Amazônia Legal com o maior número de alertas de garimpo ilegal em 1 ano

Leia Mais

De olho na novata

27/03/2024 às 10:00

Novata, deputada Dani Cunha, filha de Eduardo Cunha chama a atenção de veteranos por projetos

Leia Mais

Fique preso

26/03/2024 às 14:07

Relator Darci de Matos (PSD-SC) se manifesta a favor de que Chiquinho Brazão continue preso.

Leia Mais

Mandantes da morte de Marielle têm amplas relações políticas e influência no governo do Rio há anos

Leia Mais

Caso Marielle demorou 6 anos porque os autores e os investigadores do crime eram as mesmas pessoas.

Leia Mais

Visita à embaixada da Hungria é sinal que ex-presidente pensa mais em fuga do que em sua defesa

Leia Mais

Por que Marielle?

25/03/2024 às 13:00

Grilagem por milicianos e recado dos Brazão ao Psol foram motivações para matar Marielle Franco.

Leia Mais

Primeira turma do STF forma maioria para manter presos os suspeitos pela morte de Marielle

Leia Mais

Deputados se articulam para retomar Código de Mineração, que pode favorecer grandes empresas

Leia Mais

O Rio em brasas

24/03/2024 às 18:43

PF e PGR afirmam que Domingos e Chiquinho Brazão lideravam milícia responsável por morte de Marielle

Leia Mais

PF prende três suspeitos de mandarem matar Marielle e avança para elucidar o caso.

Leia Mais

Eleições em Curitiba mostram cenário dividido entre ex-aliados e mudanças de lado

Leia Mais

Mudanças na Lei de Recuperação Judicial e Falências pode trazer velhos hábitos ruins à tona.

Leia Mais

OAS segue J&F e Odebrecht e pede acesso às mensagens da operação Spoofing, para revisar leniência.

Leia Mais