ACM Neto e a arte de fazer negócios
Na política, ACM Neto está longe de ser unanimidade. Não falta quem o questione. Nos negócios, porém, não tem para ninguém: o candidato ao governo da Bahia é um fenômeno. Ganha dinheiro como poucos. E, coincidentemente, ganha cada vez mais dinheiro conforme ganha cada vez mais poder.
Numa demonstração do seu tino para fazer negócios, os oito anos de ACM Neto à frente da Prefeitura de Salvador coincidiram com a multiplicação da fortuna do agora candidato ao governo da Bahia. O secretário-geral do União Brasil acaba de declarar à Justiça Eleitoral um patrimônio oficial de 41,7 milhões de reais.
Sem aplicar qualquer tipo de correção, o valor representa pouco mais do que o triplo informado por ACM Neto há dez anos, na primeira campanha dele à Prefeitura da capital baiana. Em 2012, Neto disse ter 13,3 milhões em bens.
Graças à crescente falta de transparência do Tribunal Superior Eleitoral, não é mais possível saber, com exatidão, o patrimônio declarado de Neto ou de qualquer candidato. Os 41,7 milhões compõem-se, em sua maioria, de rubricas vagas, notadamente "outros bens e direitos".
Além de aplicações em renda fixa e "outras participações societárias", sem quaisquer detalhes além dos valores (9,3 milhões de reais), há um "apartamento" de 7,8 milhões de reais. Como a denominação "outros bens e direitos" perfaz boa parte da declaração oficial, torna-se ainda mais difícil conhecer a origem e a evolução dos bens. Só ACM Neto sabe o caminho da fortuna.
Esse tipo de informação mostra-se ainda mais relevante em face do fato de que o inventário do avô de ACM encontra-se malparado, segundo fontes com conhecimento direto do fato. Elas também relatam que, nos últimos anos, os dividendos das empresas da família, especialmente da TV Bahia, principal fonte conhecida de renda, foram medianos.
Nada disso parece ser empecilho para o enriquecimento de ACM Neto. A se confiar nas declarações do ex-prefeito à Justiça Eleitoral, ele sabe investir em bens que rendem muito. Também sabe aplicar como poucos qualquer dinheiro à disposição dele. As empresas das quais participa só valorizam. Nos negócios, ACM Neto nunca perde. Ganha dinheiro como quem ganha voto.
A ascensão é notável. Quando concorreu à Câmara dos Deputados, em 2006, Neto declarou 820 mil reais de patrimônio. Em 2012, após um mandato e meio em Brasília, já tinha 13,3 milhões. Como já chegou a quase 42 milhões de reais, o restante de sua carreira política parece valer ouro.
Depois de ser criticado, Hugo Motta diz que anistia não é prioridade para o Brasil
Leia MaisO lançamento da pré-candidatura à presidência não contou com os grandes nomes do União Brasil
Leia MaisJustiça condena por lavagem executivo do grupo ítalo-argentimo que pagou propina na Petrobras
Leia MaisJBS perde no STJ e Tinto mantém andamento de ação nos EUA para apurar esvaziamento de patrimônio
Leia MaisPrimeira Turma do Supremo Tribunal Federal antecipa em uma semana julgamento de Núcleo 2 do golpe
Leia MaisMinistro é alvo de pressão, mas é poupado em reunião que o presidente Lula teve com senadores
Leia MaisJuízes concederam liminares à distribuidora sem considerar fatos apontados pelo governo de São Paulo
Leia MaisSTJ define que disputa entre J&F e Paper pela Eldorado Celulose fica em Três Lagoas (MS)
Leia MaisCVM proíbe empresário a ofertar sua criptomoeda, vinculada à produção de uma suposta super cana
Leia MaisEx-presidente da Câmara será o relator do projeto que prevê a isenção de IR a quem menos de R$ 5 mil
Leia MaisIndicado por ACM na prefeitura de BH é alvo da Polícia Federal em nova fase da Operação Overclean
Leia MaisCâmara aprova a jato projeto que aumenta poderes do governo para retaliar tarifaço dos EUA
Leia MaisEvento patrocinado pelas Forças Armadas, terá a participação de país que vive sob sanções dos EUA
Leia MaisGoverno e oposição travam projeto do Novo Código Eleitoral e encurtam espaço para debate do projeto
Leia MaisJuiz concorda com a corretora em caso de empresário que a acusa de coagir o filho e causar prejuízo
Leia Mais