A vez dos paraibanos
Daniella Ribeiro, do PSD da Paraíba, será a primeira-secretária do Senado, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo. A eleição reflete a crescente influência da Paraíba nos espaços de poder. Na Câmara, o conterrâneo Hugo Motta, do Republicanos, é o favorito para a Presidência.
Daniella foi eleita senadora em 2018. Antes, foi vereadora e deputada estadual. No Senado, liderou a bancada feminina e presidiu a Comissão Mista de Orçamento, uma das mais importantes do Congresso.
A senadora vem de uma família tradicional de Campina Grande. Seu irmão, Aguinaldo Ribeiro, deputado federal desde 2003 pelo Progressistas, é um dos políticos mais influentes da Paraíba e teve papel crucial em sua ascensão. Aguinaldo também articulou a indicação de Carlos Vieira, atual presidente da Caixa Econômica Federal.
O domínio político paraibano se estende a outras instituições. Vital do Rêgo assumiu a presidência do TCU; Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, também é de Campina Grande.
Apesar de pertencerem a partidos diferentes, os paraibanos são unidos e articulam com discrição.
A Primeira-Secretaria do Senado é o segundo cargo mais importante da Mesa Diretora. Responsável pela administração e finanças da Casa, a função é comparada ao papel de um "prefeito" do Senado.
Por unanimidade, ministros do STF concedem proteção vitalícia a ex-integrantes da corte
Leia MaisDireita trava votação de acordo de extradição com a Argentina, que pode atingir fugitivos
Leia MaisColegas disseram ele parecia mais um integrante do governo do que presidente da Câmara
Leia MaisO dossiê da Abin
PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação
Leia Mais2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato
Leia MaisConversa a sós na Abin
Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF
Leia MaisComissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre
Leia MaisAneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa
Leia MaisDeputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta
Leia MaisExtração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC
Leia MaisOAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia
Leia MaisDona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários
Leia MaisMinistro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia MaisPonto final na 'Abin paralela'
PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo
Leia Mais