A saída é o risco

Leandro Loyola
Publicada em 26/03/2025 às 18:45
Réu, Jair Bolsonaro não tem muitas alternativas senão convocar atos pela anistia Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Na condição de réu com enorme chance de ser condenado e preso, o ex-presidente Jair Bolsonaro não tem outra saída, senão dobrar a aposta e correr mais riscos. Por isso, convocou um novo ato em favor de sua anistia, marcado para o domingo, 6 de abril, em São Paulo. O último evento do tipo, feito no dia 16, na praia de Copacabana, no Rio, foi um fiasco. Mas Bolsonaro não tem o direito de ser cuidadoso.

Poucas horas depois da decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, nesta quarta-feira (26), Bolsonaro deu uma entrevista coletiva, na qual anunciou o ato. “Tudo acertado com o (governador de São Paulo) Tarcísio (de Freitas). Devemos ter pelo menos 6 governadores. Mais de 50 parlamentares. Vamos continuar nessa luta”. Bolsonaro falou em governadores e parlamentares, mas foi cuidadoso ao não falar sobre o público potencial.

O ato em Copacabana provou que público é um problema para Bolsonaro. Anistia é conversa apenas que interessa apenas a ele e ao PL, não aos brasileiros. Quando perguntados sobre o assunto, os brasileiros reprovam a ideia. Na semana passada, uma pesquisa feita pelo Poder Data mostrou que 49% dos eleitores do próprio Bolsonaro são contra a anistia a Bolsonaro e aos vândalos do 8 de janeiro de 2023.

Nenhum dado aconselha um novo ato, mas Bolsonaro não sabe operar de outra forma, nem está em condições de escolher. Sua estratégia se resume a manter-se no papel de perseguido político e de candidato a presidente em 2026, por falta de alternativas judiciais que o livrem da acusação de ter tramado um golpe de estado e atuado contra a democracia no Brasil.

Se não segurar a fila dos candidatos da direita, não convocar atos por uma anistia em benefício próprio e não blefar sobre um eventual apoio internacional, Bolsonaro perderá até o apoio que tem na política.   

Exclusivo

O dossiê da Abin

18/06/2025 às 12:00

PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação

Leia Mais

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Conversa a sós na Abin

18/06/2025 às 00:48

Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF

Leia Mais

Comissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre

Leia Mais

Aneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa

Leia Mais

Elmar quer o TCU

17/06/2025 às 19:33

Deputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta

Leia Mais

Foz explorada

17/06/2025 às 16:52

Extração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC

Leia Mais

OAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia

Leia Mais

Vazou, pagou

17/06/2025 às 15:38

Dona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários

Leia Mais

Ministro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados

Leia Mais

Frente a frente

17/06/2025 às 13:08

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro

Leia Mais
Exclusivo

Ponto final na 'Abin paralela'

17/06/2025 às 00:51

PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo

Leia Mais

Disputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria

Leia Mais

O vídeo da XP

16/06/2025 às 17:54

Corretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos

Leia Mais

Rede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União

Leia Mais