A próxima fatura na mesa

Alisson Matos
Publicada em 26/10/2023 às 19:00
Além do projeto, na mesa de negociação estarão os cargos que o centrão almeja Foto: Gabriela Biló /Folhapress

As lideranças do governo no Congresso e o ministério da Fazenda já foram informados que, entre as matérias econômicas que devem ser votadas logo, a que vai exigir maior esforço é o projeto de lei que regulamenta a isenção tributária para créditos fiscais de investimentos feitos com ICMS.

A matéria, antes de virar um PL enviado pelo governo, foi editada como medida provisória que perderá a validade em fevereiro.

Na prática, trata-se de uma correção para evitar que incentivos fiscais concedidos pelos estados abatam esses valores no cálculo dos impostos federais. A estimativa de arrecadação, em 2024, é de 35 bilhões de reais em caso de aprovação.

O valor é considerado nos cálculos da Fazenda como fundamental para atingir ou se aproximar da meta de déficit zero no ano que vem.

Como o governo mandou ao Congresso em regime de urgência, se for não votada até dezembro, a matéria poderá travar o que há para ser apreciado na Câmara.

Será a última oportunidade dos parlamentares da base negociarem as indicações para órgãos públicos. Ao Bastidor, um deputado governista disse que Lula pretende jogar para 2024 as mudanças na Funasa.

O Centrão, no entanto, além das vice-presidências da Caixa vai usar o PL sobre mudanças na subvenção para investimentos do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para pressionar pelas indicações na Funasa.

Na próxima semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve se encontrar com lideranças partidárias para discutir o texto e a relatoria na presença do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Os cargos nas estatais também estarão na mesa. 

Polícia investiga cooperativa do Espírito Santo que recebeu R$ 42 milhões desviados de ataque hacker

Leia Mais

De volta ao STJ

08/07/2025 às 14:28

Zanin devolve investigação de venda de sentenças no TJMT ao STJ, onde há servidores envolvidos

Leia Mais

É a PF, Mano

08/07/2025 às 09:05

Policiais fazem buscas contra deputado federal Junior Mano, do Ceará, por fraudes com emendas

Leia Mais

Justiça mantém prisão temporária de funcionário que facilitou ataque hacker a sistema financeiro

Leia Mais

Empresa negocia dívida bilionária com União e, por conta disso, atrasa entrega de documentos à CVM

Leia Mais
Exclusivo

11 anos por terrorismo

07/07/2025 às 17:26

Justiça condena homem que recrutava brasileiros para atuar pelo Estado Islâmico

Leia Mais

Trump critica processo contra ex-presidente, em meio a ameaças econômicas contra membros dos Brics

Leia Mais
Exclusivo

O cozinheiro do roubo

04/07/2025 às 19:34

Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras

Leia Mais
Exclusivo

Uma dezena de fintechs suspeitas

04/07/2025 às 18:27

Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário

Leia Mais

Moraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15

Leia Mais
Exclusivo

Uma fintech suspeita

03/07/2025 às 23:57

Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento

Leia Mais
Exclusivo

O roubo de 3 bilhões de reais

03/07/2025 às 23:46

Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país

Leia Mais
Exclusivo

O hacker caiu

03/07/2025 às 23:33

Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central

Leia Mais
Exclusivo

A ofensiva petista nas redes

03/07/2025 às 18:46

Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita

Leia Mais

Governo propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento

Leia Mais