A próxima fatura na mesa

Alisson Matos
Publicada em 26/10/2023 às 19:00
Além do projeto, na mesa de negociação estarão os cargos que o centrão almeja Foto: Gabriela Biló /Folhapress

As lideranças do governo no Congresso e o ministério da Fazenda já foram informados que, entre as matérias econômicas que devem ser votadas logo, a que vai exigir maior esforço é o projeto de lei que regulamenta a isenção tributária para créditos fiscais de investimentos feitos com ICMS.

A matéria, antes de virar um PL enviado pelo governo, foi editada como medida provisória que perderá a validade em fevereiro.

Na prática, trata-se de uma correção para evitar que incentivos fiscais concedidos pelos estados abatam esses valores no cálculo dos impostos federais. A estimativa de arrecadação, em 2024, é de 35 bilhões de reais em caso de aprovação.

O valor é considerado nos cálculos da Fazenda como fundamental para atingir ou se aproximar da meta de déficit zero no ano que vem.

Como o governo mandou ao Congresso em regime de urgência, se for não votada até dezembro, a matéria poderá travar o que há para ser apreciado na Câmara.

Será a última oportunidade dos parlamentares da base negociarem as indicações para órgãos públicos. Ao Bastidor, um deputado governista disse que Lula pretende jogar para 2024 as mudanças na Funasa.

O Centrão, no entanto, além das vice-presidências da Caixa vai usar o PL sobre mudanças na subvenção para investimentos do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para pressionar pelas indicações na Funasa.

Na próxima semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve se encontrar com lideranças partidárias para discutir o texto e a relatoria na presença do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Os cargos nas estatais também estarão na mesa. 

Contra Trump

01/04/2025 às 12:58

Governo e oposição se unem e aprovam projeto para retaliar tarifas impostas pelos EUA

Leia Mais

Dois desembargadores querem disputar a presidência, mas dependem da posição de Torres Garcia

Leia Mais

Agente da Abin afirma que governo Lula fez operação para hackear autoridades paraguaias

Leia Mais

Rei do Laranjal aparece em evento como representante de empresa que nega ser sua

Leia Mais

Acordo em dúvida

31/03/2025 às 12:27

Deputado da oposição tenta convocar ministra dos Povos Indígenas para falar sobre acerto com Ambipar

Leia Mais

E ainda tem multa

31/03/2025 às 12:19

Primeira Turma do STF forma maioria para obrigar Bolsonaro a pagar por propaganda irregular em 2022

Leia Mais

Moraes encerra investigação contra Bolsonaro por falsificar de cartão de vacinação

Leia Mais

A favor de Palocci

28/03/2025 às 16:04

Dias Toffoli vota para manter sua decisão que anula atos da Lava Jato contra Palocci

Leia Mais

Auditoria no Perse

28/03/2025 às 12:30

Após atingir limite de R$ 15 bilhões, programa será suspenso e auditado pela Receita Federal

Leia Mais

Menos um

27/03/2025 às 21:40

PGR pede arquivamento de investigação contra Jair Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

Leia Mais

Sem conseguir na Vale, governo emplaca ex-ministro da Fazenda no conselho da ex-estatal

Leia Mais

Inapta a funcionar

27/03/2025 às 18:00

Governo de São Paulo mantém decisão que cassou licença da distribuidora de combustíveis SSOil

Leia Mais

Para o fim da fila

27/03/2025 às 14:09

Supremo adia para maio julgamento de militares e policial acusados de tramar golpe de Estado

Leia Mais

Empresário terá de arcar com dívida tributária de 3,5 bilhões de reais da mineradora MMX

Leia Mais

Em acordo, Eletrobras dá mais vagas em conselhos ao governo e se livra de investir na Eletronuclear

Leia Mais