A obra sem fim
O Tribunal de Contas da União aprovou a contratação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) para o gerenciamento das obras do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A construção do prédio, que fica próximo aos tribunais superiores, em Brasília, está em andamento há 16 anos e sem previsão de entrega.
Nesse período, já houve diversas suspeitas de irregularidades, incluindo erros em projetos e na execução de parte das obras, que chegaram a ficar totalmente paradas por quase uma década. Até agora, a construção consumiu cerca de 1 bilhão de reais.
Segundo o TRF1, apenas 40% do projeto foi concluído. Quem passa pelo lado de fora da obra pensa que a construção está adiantada e até mesmo funcionando, mas a realidade interna está bem longe disso.
A Novacap assumiu a obra em 2023, depois de um acordo entre o governador Ibaneis Rocha e a então presidente do Conselho da Justiça Federal e do Superior Tribunal de Justiça, Maria Theresa de Assis Moura. Faltava, porém, a aprovação do TCU para que o contrato entre a empresa e a Justiça Federal fosse validado.
A companhia pública ficará responsável por toda a gestão da obra, incluindo a formulação de licitações e de outras contratações que possam ser necessárias. Antes, contudo, será preciso uma readequação no contrato, para evitar que a Novacap receba antecipadamente recursos por obras que ainda não tenham sido executadas.
O TRF1 recebe processos do Distrito Federal e de mais 12 estados. A sede atual já está mais do que obsoleta, principalmente depois que, em 2021, a corte passou a ter uma composição maior, com 43 desembargadores.
Polícia investiga cooperativa do Espírito Santo que recebeu R$ 42 milhões desviados de ataque hacker
Leia MaisZanin devolve investigação de venda de sentenças no TJMT ao STJ, onde há servidores envolvidos
Leia MaisPoliciais fazem buscas contra deputado federal Junior Mano, do Ceará, por fraudes com emendas
Leia MaisJustiça mantém prisão temporária de funcionário que facilitou ataque hacker a sistema financeiro
Leia MaisEmpresa negocia dívida bilionária com União e, por conta disso, atrasa entrega de documentos à CVM
Leia Mais11 anos por terrorismo
Justiça condena homem que recrutava brasileiros para atuar pelo Estado Islâmico
Leia MaisTrump critica processo contra ex-presidente, em meio a ameaças econômicas contra membros dos Brics
Leia MaisO cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia Mais