A lei Zveiter

Redação
Publicada em 26/09/2024 às 13:18
Com nova regra, Zveiter poderá disputar as eleições do TJRJ, que presidiu no biênio 2009-2010 Foto: TJRJ

Está liberada a reeleição para presidente de Tribunal de Justiça. A autorização foi concretizada com a publicação, na quarta-feira (25), de uma emenda à Constituição no Diário Oficial da União. A regra é limitada a cortes estaduais com, ao menos, 170 desembargadores.

A norma afetará os tribunais de Justiça de São Paulo, com 360 desembargadores; Rio Grande do Sul, com 170; e Rio de Janeiro, com 190. É neste último que trabalha o maior beneficiado pela mudança, o desembargador Luiz Zveiter, considerado o homem mais influente do Judiciário fluminense.

Com a emenda constitucional valendo, Zveiter poderá disputar as eleições do TJRJ, previstas para o fim do ano. O desembargador já está em campanha, prometendo aumento de benesses subsídios aos magistrados fluminenses.

Zveiter presidiu o TJRJ de 2009 a 2010 e chegou a ser reeleito para o cargo em 2016, graças a uma mudança no regimento interno apoiada por ele. A medida foi suspensa pelo Conselho Nacional de Justiça logo após sua publicação, mas o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, que chegou à cúpula do Judiciário com ajuda de Zveiter, suspendeu sozinho a decisão.

A alteração de Fux que beneficiou Zveiter foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal em dezembro de 2016, a pedido de adversários do desembargador no TJRJ. Os únicos que tentaram ajudá-lo foram seus conterrâneos Luiz Fux e Marco Aurélio Mello, além de Dias Toffoli, conhecido por sua teia de relações políticas.

Antes desse imbróglio judicial, a reeleição no TJRJ havia sido liberada em 1995, por uma emenda à constituição do Rio de Janeiro. Essa mudança também foi anulada pelo STF.

Cartão vermelho

15/05/2025 às 17:53

Justiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e pede novas eleições

Leia Mais

J&F e Paper anunciam acordo e encerram disputa pela Eldorado Celulose após 8 anos

Leia Mais

MP que cria regras do novo mercado de energia e isenção de tarifa vai atrasar

Leia Mais

Suspeito de ser operador de Andreson de Oliveira Gonçalves é preso por obstrução de justiça

Leia Mais

Flávio Dino aceita explicação da Câmara sobre frase de Sóstenes Cavalcante em relação a emendas

Leia Mais

Primeira Turma do Supremo condena deputada à prisão por invasão do sistema do CNJ

Leia Mais

Justiça da Espanha nega recurso e mantém blogueiro brasileiro livre na Europa

Leia Mais

Disputa entre J&F e Paper Excellence pelo conrole da Eldorado Celulose está perto do fim

Leia Mais

Empresário suspeito de operar com Andreson Gonçalves é alvo da PF com pedido de prisão

Leia Mais

Motta não desiste

14/05/2025 às 13:04

Presidente da Câmara recorre ao plenário do STF para beneficiar Alexandre Ramagem no caso do golpe

Leia Mais
Exclusivo

Os laranjas de Andreson

13/05/2025 às 21:13

A PF avançou nas relações bancárias e fiscais que dão sustentação ao esquema de venda de sentenças

Leia Mais

Um grande se vai

13/05/2025 às 18:35

Morre Pepe Mujica, que foi o melhor dos políticos por fazer o contrário dos outros

Leia Mais

STJ nega pedido de ex-marqueteiro do PT para impedir cobrança de dívida de US$ 1 milhão em cassino

Leia Mais
Exclusivo

A força do esquema

13/05/2025 às 16:00

PF chega a Valdoir Slapak e ao grupo Fource no inquérito que apura comércio de decisões judiciais

Leia Mais

Só para Ramagem

13/05/2025 às 15:48

STF suspende ação contra deputado acusado de golpe apenas por crimes cometidos após a diplomação

Leia Mais