A bronca em Paulo Teixeira

Alisson Matos
Publicada em 22/06/2023 às 12:00
Teixeira esteve com deputados petistas e, entre anúncio de ações do ministério, ouviu críticas Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, foi repreendido por um deputado do PT durante reunião com a bancada na quarta-feira (21).

Marcado para tratar do novo Plano Safra para a agricultura familiar, que será lançado na semana que vem, e divulgar ações do ministério e do governo Lula, o encontro virou uma sessão de reclamações do deputado Dionisio Marcon (PT-RS) sobre a falta de articulação de Teixeira e do Palácio do Planalto na CPI do MST.

O Bastidor já mostrou (aqui, aqui e aqui) que parlamentares petistas e integrantes do movimento avaliam que o governo demorou a agir e possibilitou que a oposição bolsonarista dominasse o colegiado com a presidência, vice e relatoria.

Na reunião, Teixeira ouviu que o governo entrou em campo tarde, ao escalar a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) para comissão. Nos últimos dias, fruto de um acordo, o Palácio do Planalto conseguiu emplacar Alencar Santana (PT-SP) e Lídice da Mata (PSB-BA) na comissão. Mesmo assim, para Marcon, é insuficiente.

“Não vai achar que a CPI não vai entrar na pauta do governo. Estamos sozinhos, só temos nós do PT, PCdoB, PSOL e, agora a Lídice”, afirmou o deputado. “Não se viu o ministro do MDA dizer ‘no que posso ajudar?’. Você tem que entrar em campo”.

Como resposta, Marcon ouviu que foi o governo o responsável pela ida de Gleisi, Alencar e Lídice para a CPI. “Isso não vem de geração espontânea. Vem de articulação política”, disse Teixeira. O ministro não quis revelar, mas disse ainda que há “uma articulação de outro tipo” para reduzir danos na comissão.

Nesta semana, o Bastidor revelou que há uma busca de acordo entre a base do governo e a oposição para usar as CPIs do MST e a do 8 de janeiro como moedas de troca.

A que investiga o Movimento dos Sem-Terra convocou João Pedro Stedile e José Rainha para depor, mas poupou, por enquanto, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA). Já a CPMI que trata dos ataques de 8 de janeiro, após anuência da base governista, vai ouvir o ex-chefe do GSI de Lula, general Gonçalves Dias.

Culpado por tabela

18/06/2025 às 19:29

Costa Câmara é preso por conversa do seu advogado com Mauro Cid; que passou ileso por Moraes

Leia Mais

Suprema segurança

18/06/2025 às 19:07

Por unanimidade, ministros do STF concedem proteção vitalícia a ex-integrantes da corte

Leia Mais

Direita trava votação de acordo de extradição com a Argentina, que pode atingir fugitivos

Leia Mais

A bronca em Motta

18/06/2025 às 15:00

Colegas disseram ele parecia mais um integrante do governo do que presidente da Câmara

Leia Mais
Exclusivo

O dossiê da Abin

18/06/2025 às 12:00

PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação

Leia Mais

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Conversa a sós na Abin

18/06/2025 às 00:48

Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF

Leia Mais

Comissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre

Leia Mais

Aneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa

Leia Mais

Elmar quer o TCU

17/06/2025 às 19:33

Deputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta

Leia Mais

Foz explorada

17/06/2025 às 16:52

Extração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC

Leia Mais

OAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia

Leia Mais

Vazou, pagou

17/06/2025 às 15:38

Dona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários

Leia Mais

Ministro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados

Leia Mais

Frente a frente

17/06/2025 às 13:08

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro

Leia Mais