Os candidatos mais fortes ao STJ
Finalmente formada a lista quádrupla para as duas vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça, inicia-se a segunda e última etapa decisiva para entrar na corte. Agora, os candidatos finalistas - e especialmente seus padrinhos - precisam trabalhar para convencer o presidente Jair Bolsonaro, a quem cabe escolher os dois nomes.
Por ora, dois candidatos estão melhor posicionados, segundo ministros dos tribunais superiores, articuladores das campanhas e operadores jurídicos do Planalto: Paulo Sérgio Domingues e Messod Azulay.
Paulo Sérgio, do TRF3, tem apoio do ministro Antonio Carlos Ferreira e de Dias Toffoli, entre outros nomes de peso do Judiciário paulista. A próxima presidente do STJ, ministra Maria Thereza Moura, também tem afinidade com Paulo Sérgio - ele poderia colaborar, portanto, na interlocução entre o STJ e o Planalto. A escolha de Paulo Sérgio ajudaria Bolsonaro a ganhar espaço numa comunidade mais próxima ao PT de Lula.
Messod Azulay, presidente do TRF2, é apadrinhado dos ministros fluminenses do STJ, liderados por Luis Felipe Salomão e Benedito Gonçalves. A família Bolsonaro gosta de ambos, apesar da atuação de Salomão no TSE. O presidente fincaria um nome em seu estado natal.
Os outros dois nomes enfrentam resistências no Planalto - e não é de hoje. Fernando Quadros, do TRF4, tem ligação com Edson Fachin, adversário do presidente, e integra um tribunal classificado de "lavajatista" por advogados de Bolsonaro. De acordo com interlocutores do presidente, tem "chance zero" de ser nomeado.
O caso de Ney Bello, do TRF1, é especial. Ele trabalha há anos para ser ministro do STJ e, no governo Bolsonaro, aproximou-se bastante de aliados do presidente, como o advogado Frederick Wassef. Concedeu decisões que agradaram o Planalto. Tem apoio de Gilmar Mendes e força em setores do STJ.
Apesar dessas virtudes políticas (para quem quer ser escolhido), Ney Bello precisará de uma intensa articulação para garantir uma das duas vagas. Ele já foi muito próximo do PT, é amigo de Flávio Dino e chegou a escrever um artigo no site Vermelho, do PCdoB. Esses fatos já foram explorados por adversários junto ao Planalto. Serão novamente.
Além disso, Ney Bello tem um adversário de peso: Kassio. A não ser que o desembargador e seus aliados consigam quebrar a antipatia de Kassio, Ney terá que superar a influência do ministro mais influente junto a Bolsonaro.
Por fim, as tratativas de Ney precisam envolver argumentos que demonstrem por que o desembargador é uma opção melhor para o presidente do que Paulo Sérgio ou Azulay. É uma missão difícil, embora esteja longe de ser impossível.
Escanteado no PSDB, governador do RS migra para o PSD após 24 anos
Leia MaisSTF tem dois votos para derrubar suspensão da Câmara em ação penal contra Alexandre Ramagem
Leia MaisINSS manda fintech suspender antecipação de benefício devido a cobrança de taxa considerada abusiva
Leia MaisJustiça Federal do Mato Grosso do Sul mantém suspensa transferência da Eldorado para a Paper
Leia MaisSTF examina nesta sexta decisão da Câmara de suspender ação penal do golpe contra Alexandre Ramagem
Leia MaisAérea anuncia acerto com um dos maiores credores e dá prazo para fim da recuperação judicial
Leia MaisFlávio Dino manda CGU aprofundar auditorias e encaminhar casos para Procuradoria abrir ações
Leia MaisBrasília vazia: cúpula do poder estará em Nova York na semana que vem em eventos privados. De novo
Leia MaisO Bastidor publica direito de resposta a Gabriel Cepeda Gonçalves
Leia MaisEm afronta ao STF, Câmara suspende ação penal contra deputado para tentar ajudar Bolsonaro
Leia MaisGilmar Mendes nega pedidos para afastar Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF
Leia MaisFilho de Sarney, vice-presidente da CBF adere a pedido para remover Ednaldo Rodrigues da presidência
Leia MaisCâmara aprova projeto que aumenta número de vagas e pode ampliar gastos com emendas
Leia MaisJustiça dos EUA condena NSO Group a pagar milhões de dólares por hackear usuários do WhatsApp
Leia MaisA pedido do Ministério Público, juiz do Distrito Federal impede que BRB finalize compra do Master
Leia Mais