Os Batista levam mais uma
Por unanimidade, a Terceira Turma do TRF-4 atendeu os interesses dos irmãos Batista na disputa pelo controle da Eldorado Brasil Celulose. Os desembargadores entenderam que a compra de terras rurais por estrangeiros envolve a soberania nacional, justificando a ação popular, e mantiveram a liminar que impede a transferência da Eldorado para a empresa sino-indonesia Paper Excellence.
Com a decisão do TRF-4, a Eldorado segue sob controle da J&F, a holding dos irmãos Batista, até que a primeira instância tome uma nova decisão sobre a liminar concedida no ano passado pelo desembargador Rogério Favreto.
O Bastidor já mostrou que disputa entre a J&F e a Paper Excellence pela Eldorado é uma das mais complexas do país, cheia de reviravoltas. Essa é mais uma delas.
Em 2023, Luciano José Buligon, ex-prefeito de Chapecó (SC), ajuizou ação popular questionando a venda da Eldorado. Buligon alega que a Paper Excellence (empresa estrangeira) comprou terras no Brasil sem a devida autorização do Incra e do Congresso.
O recurso julgado hoje (30) foi contra sentença da 2ª Vara Federal de Chapecó (SC), que extinguiu esse processo sem resolução do mérito. A juíza Heloisa Menegotto Pozenato considerou que a ação popular não era o caminho adequado para defender a soberania nacional.
A Terceira Turma do TRF-4 discordou da magistrada, e decidiu que a via da ação popular é válida. O mérito da ação não foi julgado pela Corte. Ainda cabe recurso.
Sendo mantido o acórdão, a ação volta para o primeiro grau, e deve ser julgada por um juiz que ainda será nomeado, já que Heloisa Menegotto Pozenato deixou a 2ª Vara Federal de Chapecó.
A J&F vendeu a Eldorado para a Paper Excellence em 2017, no mesmo período em que Joesley e Wesley fecharam um acordo de delação premiada. Em 2018, a anulação da venda foi solicitada por quebra de contrato, e a disputa foi para a arbitragem, onde os Batista perderam. No entanto, a ação popular ainda mantém a transferência da Eldorado em suspenso.
Em nota, a Paper diz que a J&F, "após perder a arbitragem e as tentativas de anular a sentença", "instrumentalizou ações coletivas" para "protelar o repasse do controle da Eldorado". Afirma ainda que a operação "é uma transação privada que não afeta a soberania nacional". "A Paper Excellence está confiante de que a Justiça, ao julgar o mérito da ação, respeitará a Constituição Federal, garantindo a segurança jurídica no Brasil e o respeito aos contratos, contribuindo para a intenção do governo de atrair novos investimentos para o desenvolvimento do país."
Leia abaixo outras notícias publicadas pelo Bastidor sobre a disputa entre J&F e Paper:
Sob sigilo, Supremo não informa quantas vezes o inquérito das fake news foi prorrogado em 5 anos
Leia MaisApós sete anos, PF pede arquivamento de inquérito contra senador do MDB sobre corrupção no Postalis
Leia MaisACM Neto tenta manter no cargo secretário suspeito de ajudar Marcos Moura em esquema
Leia MaisProcuradoria em Minas Gerais recorre de decisão que inocentou diretores das empresas envolvidas
Leia MaisAssessorias financeiras e XP empurram a aposentado investimentos arriscados que geram prejuízos
Leia MaisDepoimento recente do delator contém novidade e mudança de versão que ajudou na prisão do general
Leia MaisGeneral quatro estrelas é detido no Rio no âmbito de inquérito da tentativa de golpe
Leia MaisMendonça foi o único a votar para afastar Alexandre de Moraes das investigações sobre Bolsonaro
Leia MaisToffoli compartilha processo contra a Transparência Internacional, apesar de provas em contrário
Leia MaisTJGO mantém bloqueio de 34 imóveis de empresário acusado de colocar bens em nome de terceiros
Leia MaisAGU diz a Fux que governo não tem como impedir uso de Bolsa Família para pagamento de apostas
Leia MaisSTF forma maioria para condenar Roberto Jefferson à prisão por incitar abolição do estado de direito
Leia MaisAssembleia Geral de Credores da Laginha é adiada novamente sob denúncias
Leia MaisGeneral Guido Amin Naves é aprovado pelo Senado para ocupar cadeira no Superior Tribunal Militar.
Leia MaisPresidente passou por procedimento para evitar novos sangramentos e deve voltar na semana que vem
Leia Mais