O reinado de Bruno Dantas

Redação
Publicada em 10/06/2022 às 18:00
O ministro do TCU, Bruno Dantas, pode ter mandato mais longo na presidência do tribunal Foto: Keiny Andrade/Folhapress

Ministros do Tribunal de Contas da União estão incomodados com o colega Bruno Dantas. Num jantar recente, por exemplo, o ministro Walton Alencar, que nem adversário de Dantas é, reclamou da articulação do aliado para permanecer por mais tempo na presidência da Casa.

Vice-presidente do tribunal, Dantas assumirá obrigatoriamente o cargo em julho, quando a presidente, ministra Ana Arraes, se aposentará compulsoriamente ao completar 75 anos.

A questão é que faltam seis meses para o final do mandato de Ana Arraes. Dantas articula para cumprir o mandato tampão e só então concorrer na eleição normal, que acontece uma vez ao ano, em dezembro.

O presidente e o vice do TCU são eleitos para um mandato de um ano e só podem ser reeleitos uma vez. Em geral, cada presidente fica dois anos no cargo.

Assim, se prevalecer sua ideia, Dantas terá dois anos e meio no cargo. Os colegas acham que os seis meses do final do mandato de Arraes deveriam fazer parte dos dois anos normais.

A presidência do TCU é um início para Dantas, que tem planos maiores. Aliado do senador Renan Calheiros, sua pretensão é ser ministro do Supremo Tribunal Federal. 

O Bastidor publica direito de resposta a Gabriel Cepeda Gonçalves

Leia Mais

Em afronta ao STF, Câmara suspende ação penal contra deputado para tentar ajudar Bolsonaro

Leia Mais

Nada de VAR

07/05/2025 às 19:22

Gilmar Mendes nega pedidos para afastar Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Leia Mais

Filho de Sarney, vice-presidente da CBF adere a pedido para remover Ednaldo Rodrigues da presidência

Leia Mais

Câmara aprova projeto que aumenta número de vagas e pode ampliar gastos com emendas

Leia Mais

Justiça dos EUA condena NSO Group a pagar milhões de dólares por hackear usuários do WhatsApp

Leia Mais

Não pode assinar

06/05/2025 às 19:03

A pedido do Ministério Público, juiz do Distrito Federal impede que BRB finalize compra do Master

Leia Mais

Plano de trabalho prevê votar isenção do IR em julho, mas questões do relator desautorizam otimismo

Leia Mais

Moraes e Fux trocam afagos enquanto STF torna réus mais 7 por participação na trama do golpe

Leia Mais

Alexandre de Moraes vota por receber denúncia contra o núcleo 4 de suspeitos da trama do golpe

Leia Mais

Irritada com demissão do ministro no caso do INSS, bancada do PDT na Câmara deixa base do governo

Leia Mais

Bradesco financia passagens com acesso ao FGTS; governo diz que uso é decisão do trabalhador

Leia Mais

Deputada pede que Gilmar Mendes afaste o presidente da CBF por suspeita de falsificação

Leia Mais

PGR pede para que STF aceite denúncia contra núcleo 4 do golpe, acusado de fake news sobre eleições

Leia Mais

Defensoria Pública da União pede que ministro se declare suspeito para julgar núcleo 4 do golpe

Leia Mais