O núcleo da lavagem

Redação
Publicada em 13/05/2025 às 10:29
O STF também determinou o bloqueio de 20 milhões de reais dos investigados Foto: Reprodução/redes sociais

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (13) a quinta fase da operação Sisamnes, que investiga a venda de sentenças em tribunais estaduais e no Superior Tribunal de Justiça. Por determinação do Supremo Tribunal Federal, são cumpridos 11 mandatos de busca e apreensão em cidades do Mato Grosso, São Paulo e no Distrito Federal.

Na segunda-feira, a Primeira Turma do Supremo decidiu manter a prisão preventiva do principal personagem do escândalo, o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves. O ministro Cristiano Zanin defendeu sua transferência para um presídio em Brasília, pedida pela Procuradoria-Geral da República e autorizada por ele. A medida aumenta as chances de uma delação premiada. O tema é tabu em Brasília.

Nesta fase, a PF foca no núcleo do esquema envolvido com crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, mercado de câmbio clandestino, evasão de divisas e organização criminosa.

O STF também determinou o bloqueio de 20 milhões de reais em bens e valores dos investigados, além de proibir que eles saiam do Brasil. Seus passaportes foram apreendidos.

Segundo a PF, foi identificada uma “rede financeira-empresarial de lavagem de dinheiro criada para dissimular a origem ilícita das supostas ‘propinas’ lançadas para a compra de decisões judiciais proferidas no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, de modo a romper a vinculação direta entre o agente corruptor e o servidor público corrompido”.

Na semana passada, como revelou o Bastidor, a PF classificou o esquema como um “sistema de corrupção sofisticado e complexo” e não uma mera venda de sentenças.

Influenciadora faz de depoimento uma sessão de autopromoção e de ridicularização da CPI das Bets

Leia Mais

Tempo esgotado

12/05/2025 às 19:57

STF mantém julgamento de Zambelli por invasão ao CNJ e maioria já votou pela condenação

Leia Mais

Supremo mantém preso e transfere à capital lobista suspeito de operar comércio de decisões no STJ

Leia Mais

Gigantes na mira

12/05/2025 às 15:00

Defensor de vítimas da Infinity busca responsabilizar algumas das maiores instituições financeiras

Leia Mais

Por unanimidade, STF barra tentativa da Câmara e mantém ação contra Ramagem por tentativa de golpe

Leia Mais

Moraes concede prisão domiciliar a Roberto Jefferson, que atirou contra policiais federais em 2022

Leia Mais

O TCU é meu

09/05/2025 às 23:36

Discussão sobre escândalo do INSS na Corte é muito mais política do que jurídica

Leia Mais

Agora pode comprar

09/05/2025 às 22:28

Desembargador concede liminar que permite ao BRB comprar ações do Banco Master

Leia Mais
Exclusivo

Um sistema de corrupção em Brasília

09/05/2025 às 18:47

PF avança na investigação do esquema de venda de sentenças no STJ e diz que não eram atos isolados

Leia Mais

Leite é Kassab

09/05/2025 às 17:45

Escanteado no PSDB, governador do RS migra para o PSD após 24 anos

Leia Mais

Primeira Turma tem 3 de 5 votos para restringir efeitos de decisão da Câmara sobre Ramagem

Leia Mais

Contra a manobra

09/05/2025 às 14:32

STF tem dois votos para derrubar suspensão da Câmara em ação penal contra Alexandre Ramagem

Leia Mais
Exclusivo

As suspeitas sobre a Colombo

09/05/2025 às 13:52

Relatório mostra que fundo suspeito de ter entre beneficiários donos da camisaria pagou Zampieri

Leia Mais

Sem Pic, nem Pay

09/05/2025 às 12:14

INSS manda fintech suspender antecipação de benefício devido a cobrança de taxa considerada abusiva

Leia Mais

Justiça Federal do Mato Grosso do Sul mantém suspensa transferência da Eldorado para a Paper

Leia Mais