No lugar de Moraes
A ministra Cámen Lúcia e o ministro Kassio foram eleitos presidente e vice, respectivamente, do Tribunal Superior Eleitoral. A votação secreta foi feita nesta terça-feira (7). A dupla assumirá os cargos a partir de junho - Cármen já presidiu o TSE de 2012 a 2014.
Em agosto termina não só o mandato de Alexandre de Moraes na presidência, como sua participação no TSE. Com sua saída, o ministro André Mendonça torna-se titular.
O Tribunal Superior Eleitoral é integrado por três ministros do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça e uma dupla de juristas. Há ainda os julgadores substitutos, que seguem a mesma proporção.
A eleição de hoje muda o perfil do TSE. Apesar de ter acompanhado Moraes em vários de seus posicionamentos como vice, Cármen tem perfil diferente. É mais reservada e menos propensa a conflitos.
Porém, a ministra terá de lidar com Nunes Marques e Mendonça. Os dois foram indicados para o STF por Jair Bolsonaro e são a esperança do bolsonarismo para reverter parte da pressão feita por Moraes para desbaratar as milícias digitais que apoiam o ex-presidente.
Um dos sonhos dos bolsonaristas é que daqui dos anos, quando assumirem a presidência e a vice do TSE, Kassio e Mendonça anulem a inelegibilidade de Bolsonaro até 2030. Os dois assumirão os postos às vésperas das eleições de 2026.
Notícia alterada em 16 de maio, às 17h27. Foi corrigido o trecho que dizia que Moraes deixaria o TSE em agosto, quando, na realidade, o mandato dele termina em junho.
Laranjas no Pará
PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho
Leia MaisAlcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas
Leia MaisTribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha
Leia MaisGonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial
Leia MaisEduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ
Leia MaisPF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia
Leia MaisSupremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas
Leia MaisPresidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF
Leia MaisApesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC
Leia MaisDesembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia MaisDupla remuneração em xeque
Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam
Leia MaisMinistro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet
Leia MaisEm dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula
Leia MaisWajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid
Leia MaisIndiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada
Leia Mais