Explica, Meta

Samuel Nunes
Publicada em 08/01/2025 às 15:22
Mark Zuckerberg anunciou mudanças na política de moderação de conteúdos do Facebook, Instagram e Threads Foto: Reprodução/Facebook

O Ministério Público de São Paulo pediu à Meta explicações sobre a decisão de encerrar o serviço de checagem independente de fatos, anunciada pelo CEO da empresa, Mark Zuckerberg, na terça-feira (7). Os procuradores querem saber se a medida será aplicadas também no Brasil ou se ficará restritas aos Estados Unidos.

Dona de Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp, a Meta é signatária de acordos com a Justiça Eleitoral para combater a proliferação de noticias falsas em períodos de eleições.

O ofício é assinado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão. Entre outras coisas, os procuradores perguntam quais serão os novos critérios adotados pelas redes sociais da Meta para definir eventuais violações legais. A Meta tem 30 dias para responder.

O pedido de informações deverá orientar os procuradores em um inquérito aberto em 2021, que apura eventuais violações cometidas não só pelas redes da Meta, mas também do YouTube, X (antigo Twitter) e Telegram. Independentemente da resposta, não haverá, ao menos inicialmente, qualquer punição à empresa.

O Facebook tem cerca de 3 bilhões de usuários no mundo. No Brasil, são cerca de 114 milhões de pessoas, mais da metade da população. Embora tenha perdido força nos últimos anos, a plataforma ainda é a mais acessada pelos brasileiros, com quase 440 milhões de visitas em 2024, segundo o Google.

Exclusivo

Laranjas no Pará

30/06/2025 às 10:00

PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho

Leia Mais

Alcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas

Leia Mais

Tribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha

Leia Mais

Gonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial

Leia Mais

Prefeito na cadeia

27/06/2025 às 11:24

Eduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ

Leia Mais

Felix na Overclean

27/06/2025 às 10:12

PF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia

Leia Mais

Supremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas

Leia Mais

Presidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF

Leia Mais

Apesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC

Leia Mais

Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte

Leia Mais
Exclusivo

Dupla remuneração em xeque

26/06/2025 às 11:50

Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam

Leia Mais

Ministro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet

Leia Mais

Em dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula

Leia Mais

Cerco à delação

25/06/2025 às 18:25

Wajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid

Leia Mais

Me deixem pra lá

25/06/2025 às 16:36

Indiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada

Leia Mais