Esquece essa suspeita
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou arquivar o inquérito que apurava uma suspeita de pagamento de propina aos senadores Renan Calheiros e Eduardo Braga, ambos do MDB. A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que não viu motivos para continuar com as investigações, nem indícios de crimes no caso.
A suspeita é de que a dupla, associada ao ex-senador Romero Jucá, tenha recebido cerca de 20 milhões de reais para favorecer a empresa em votações no Senado. O caso surgiu em depoimentos dados por ex-executivos da Hypermarcas (atual Hypera Pharma) em acordo de delação premiada.
Entretanto, depois de seis anos de investigação, a Polícia Federal pouco avançou e decidiu não indiciar Renan, Braga e Jucá. Nesse período, eles sequer tiveram o sigilo bancário quebrado.
Outro problema da investigação é que ela foi baseada apenas no depoimento de delatores - que, segundo a PGR, "ouviram dizer" que o trio pediu propina e recebeu. Nunca houve uma prova contundente contra os três.
Apesar do arquivamento do caso contra os dois senadores no STF, o caso segue na primeira instância, porque parte da investigação relacionada a Jucá foi desmembrada. Entretanto, com a decisão do STF, o destino desta parte deve ser o mesmo.
Polícia investiga cooperativa do Espírito Santo que recebeu R$ 42 milhões desviados de ataque hacker
Leia MaisZanin devolve investigação de venda de sentenças no TJMT ao STJ, onde há servidores envolvidos
Leia MaisPoliciais fazem buscas contra deputado federal Junior Mano, do Ceará, por fraudes com emendas
Leia MaisJustiça mantém prisão temporária de funcionário que facilitou ataque hacker a sistema financeiro
Leia MaisEmpresa negocia dívida bilionária com União e, por conta disso, atrasa entrega de documentos à CVM
Leia Mais11 anos por terrorismo
Justiça condena homem que recrutava brasileiros para atuar pelo Estado Islâmico
Leia MaisTrump critica processo contra ex-presidente, em meio a ameaças econômicas contra membros dos Brics
Leia MaisO cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia Mais