Esperando Gonet
A atuação do procurador-geral da República, Augusto Aras, no Tribunal Superior Eleitoral na presidência de Alexandre de Moraes tem tudo para ser complicada. Aras e Moraes não se bicam. E Aras não tem um reserva para recorrer em momentos delicados, como no Supremo Tribunal Federal.
Nos últimos meses, Aras tem recorrido à vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo, para atuar em temas espinhosos. A estratégia funciona porque Lindôra é bolsonarista e quer substituir Aras no ano que vem. O revezamento reduz o desgaste que já é grande entre Aras e os ministros.
Mas o cenário é diferente no TSE. Lá, Aras também atua como procurador-geral eleitoral, mas seu vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, tem perfil bem diferente de Lindôra. O jogo combinado será mais difícil.
Apesar de conservador, a aderência de Gonet ao bolsonarismo é pontual. Ao contrário da colega, ele é considerado diplomático, tanto que cultiva boas relações com ministros do Supremo, inclusive Moraes.
Outra diferença são os objetivos. Gonet tem aspirações mais brandas do que as de Lindôra para sua carreira, tanto que muitos duvidaram que ele aceitaria o cargo que ocupa.
Gonet prefere o meio acadêmico ao político-jurídico, que impregna a Procuradoria-Geral da República e é essencial para atingir o cargo máximo da categoria.
Procuradores e promotores de Justiça ouvidos pelo Bastidor acreditam que a atuação de Gonet será estritamente técnica. Um dos exemplos citados sobre sua forma de atuar foi a representação contra a reunião convocada pelo governo para Jair Bolsonaro mentir sobre o processo eleitoral a embaixadores. Apesar de óbvio que Bolsonaro seria candidato a reeleição, Gonet esperou pelo registro formal da candidatura para apresentar a representação.
O cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia Mais