Enel em meia fase
A Enel Ceará terá que indenizar uma empresa porque cobrou tarifas adicionais por quatro anos sem especificar o motivo ao cliente nem ajudar a resolver o problema. A decisão é da Justiça estadual.
As cobranças foram feitas devido à produção excedente de energia acima dos níveis permitidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Esse tipo energético é resultado do funcionamento de máquinas, como o calor produzido por um motor de automóvel.
Para evitar o desperdício, a lei prevê a instalação de equipamentos que modulam esses efeitos colaterais energéticos. Mas a legislação estipula a cobrança desses adicionais apenas após a cliente ter sido notificada sobre o problema - e somente se, mesmo após receber ajuda da companhia de fornecimento elétrico, a situação persistir.
Os valores cobrados totalizam 24 mil reais sem atualização. Segundo Cesar Rezende, advogado da companhia cobrada indevidamente, a Fortal Plastic, o montante ultrapassa 100 mil reais com juros e atualizações monetárias.
Situação delicada
Casos como esse mostram que a situação da Enel no Brasil está se deteriorando. Além do Ceará, a empresa atua ainda no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em ambos, a companhia também foi punida.
No Rio e em São Paulo, a empresa foi multada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. Foram 26 milhões de reais ao todo. Treze milhões de reais é o teto das multas que a Senacon pode aplicar a uma empresa.
Leia a decisão proferida pela Justiça do Ceará em 19 de junho:
Líder da oposição aciona a PGR contra ministro da Previdência e pede seu afastamento
Leia MaisJustiça dos EUA proíbe Apple de cobrar taxas fora de apps e envia caso para investigação criminal
Leia MaisGoverno anuncia novo presidente do órgão, depois de escândalo de roubo dos aposentados
Leia MaisDino suspende pagamentos de emendas da saúde sem conta bancária específica para depositar
Leia MaisPalestrante em evento da OAB na Espanha, Paulo Gonet pode não participar de julgamento no Supremo
Leia MaisSTJ mantém multa de 88 milhões imposta pela CGU à Vale, por dificultar fiscalização em Brumadinho.
Leia MaisDescontos ilegais sobre aposentados e pensionistas chegavam a 6% do salário mínimo.
Leia MaisGovernador de Alagoas faz lista de presentes para o seu casamento e faz pedido de 80 mil reais
Leia MaisMinistro da Previdência não explica por que não interrompeu acordos que fraudaram aposentados
Leia MaisCCJ da Câmara rejeita recurso e deixa processo de cassação de Glauber Braga andar
Leia MaisPor tirar dinheiro direto de aposentados, escândalo do INSS tem potencial destruidor para 2026
Leia MaisPF conclui que homem que se explodiu na praça dos Três Poderes não teve ajuda de ninguém
Leia MaisPSDB se reúne nesta terça para definir quem vai conduzir fusão do partido com o Podemos
Leia MaisSTF mantém prisão de Collor por seis votos a quatro
Leia MaisConselheiro da Eletrobras foi advertido por acusar colegas e divulgar documentos sigilosos.
Leia Mais