As simpatias por Favreto

Redação
Publicada em 14/10/2024 às 20:36
Ministros do STJ e articuladores das campanhas dizem que Favreto tem a torcida dos irmãos Batista e da J&F. Foto: TRF4/Divulgação

O desembargador Rogério Favreto, candidato preferido de Lula para ocupar uma vaga no Superior Tribunal de Justiça, chega como um dos favoritos à votação da lista tríplice entre os ministros do tribunal. O escrutínio será amanhã de manhã.

Como mostrou o Bastidor, se Favreto estiver entre os três nomes mais votados a serem encaminhados a Lula, ele deve ser escolhido pelo presidente como novo ministro do STJ, na vaga reservada a juízes federais. Os demais candidatos, portanto, têm uma chance: impedir que Favreto esteja na lista. Eles tentam dividir os votos dos ministros. Até o começo da noite de hoje (segunda), as articulações eram insuficientes para barrar o nome de Lula.

A força de Favreto não está somente no apoio do presidente, embora o petista jamais tenha esquecido o gesto do desembargador quando ele estava preso - Favreto concedeu um HC a Lula, logo em seguida anulado, num plantão de domingo. Embora negue, Favreto, segundo ministros do STJ e articuladores das campanhas, tem a torcida - a simpatia - dos irmãos Batista e da J&F.

Foi de Favreto a decisão heterodoxa que suspendeu, ano passado, o processo de transferência da Eldorado, ainda hoje controlada pela J&F, à indonésia Paper Excellence. Trata-se da maior disputa empresarial do país. As ações de Favreto nesse caso, como mostrou o Bastidor, foram decisivas para a suspensão recente da arbitragem.

Indiretamente, a simpatia da J&F a Favreto se expressa na articulação discreta de Jorge Messias em favor dele. O advogado-Geral da União quer ser ministro do Supremo. Conta com o empenho dos irmãos Batista para chegar lá.

Messias, por sua vez, foi decisivo para que a Âmbar, dos irmãos Batista, conquistasse, à revelia da área técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, o controle da Amazonas Energia. Os técnicos da Aneel estimam que os brasileiros terão que pagar 10 bilhões de reais nas contas de luz para viabilizar o negócio nos termos acertados. Os irmãos Batista conseguiram a operação graças a uma liminar de uma juíza federal do Amazonas - e à inércia da AGU de Messias.

A AGU recorreu de modo protocolar no Tribunal Regional Federal da Primeira Região. Após um desembargador se declarar subitamente suspeito, após já ter decidido no processo, outro desembargador, que o sucedeu, manteve o caminho livre para a Âmbar na Aneel. Na prática, a agência foi obrigada legalmente a aprovar a compra da Amazonas Energia.

Em vez de recorrer à Presidência do TRF1 e ao STJ, a AGU, sob comando de Messias, limitou-se a recorrer internamente, por meio de agravo, da decisão do novo desembargador - um nome ligado, por sinal, ao ministro Kassio, do Supremo. 

Decisões como as de Favreto nos casos de Lula e da Eldorado, ou omissões como a de Messias no caso Amazonas Energia, são do tipo que, hoje, garantem apoio político e empresarial para vagas nos tribunais superiores.

Um conteúdo Febraban

Combate à lavagem de dinheiro

11/10/2024 às 17:20

Evento promovido pela Febraban traz discussão do setor financeiro na prevenção à lavagem de dinheiro

Leia Mais

Io non pago

15/10/2024 às 21:11

Enquanto lucra centenas de milhões de reais, Enel se pendura em liminares para não pagar multas

Leia Mais

Instituições bancárias podem ser responsabilizadas por movimentação financeira de bets irregulares.

Leia Mais

Também no Brasil

15/10/2024 às 18:02

A rede Samidoun, classificada como organização terrorista, agora tem representantes no Brasil

Leia Mais

Listas das duas vagas ao STJ demonstram força do eixo de poder liderado por Arthur Lira e Kassio.

Leia Mais

Diretor de grupo internacional de inteligência financeira defende tecnologia para melhorar o setor

Leia Mais

STJ escolheu Sammy Barbosa Lopes, Maria Marluce Caldas Bezerra e Carlos Frederico Santos

Leia Mais

STJ escolheu Carlos Brandão, Daniele Maranhão e Marisa Ferreira Santos para vaga destinada a TRF

Leia Mais

Quatro magistrados federais têm chance de integrar lista tríplice que será votada pelo STJ na terça

Leia Mais

Corte vota lista tríplice nesta terça. Candidato de Mauro Campbell e vice-PGR devem ser escolhidos.

Leia Mais

Presidente age nas sombras: veta nomes em conversas reservadas e não divulga nenhum apoio.

Leia Mais

Supremo impasse

14/10/2024 às 18:21

Nunes Marques marca audiência de conciliação entre J&F e Paper, na venda da Eldorado Celulose

Leia Mais

Jogo de empurra entre autoridades não resolve problema que deixa 500 mil sem luz em São Paulo.

Leia Mais

Operação com debêntures da varejista resulta em disputa milionária entre corretora e ex-sócio

Leia Mais

O jogo de empurra

13/10/2024 às 22:49

Apagão em São Paulo expõe falta de fiscalização enquanto autoridades jogam a culpa entre si

Leia Mais