Acabou o segredo
O plenário do Supremo Tribunal Federal considerou o orçamento secreto inconstitucional nesta segunda-feira, 19. Seis ministros votaram pela inconstitucionalidade da forma como o Congresso alocava recursos públicos do Orçamento da União, contra cinco que não viam problema nisso. Todos os 11 ministros disseram em seus votos que era preciso mais transparência. Enfim, o orçamento secreto acabou.
As emendas de relator, que ganharam o apelido de orçamento secreto continuarão a existir, só que não poderão ser usadas como o Congresso fez em 2020 e 2021. O Congresso terá também de detalhar quem incluiu a despesa no orçamento, para onde e o motivo. Isso vale para o passado e para o futuro.
As emendas do relator mudaram em 2019 e passaram a ser usadas para destinar uma fração cada vez maior do orçamento. Ao contrário das emendas comuns ao orçamento, apresentadas por parlamentares individualmente ou por bancadas, as do relator passaram a destinar gastos sem critério ou transparência - daí o apelido de "orçamento secreto".
Gilmar destacou que o modelo atual (agora extinto) criou um parlamentarismo ou semipresidencialismo num país em que lei garante o presidencialismo, prejudicando a governabilidade. Basicamente: deputados e senadores usaram um jeitinho para ganhar poder. Fizeram isso graças à fragilidade da base de Jair Bolsonaro. Determinou que o Supremo desse 30 dias para que o Congresso apresentasse medidas de transparência.
Já Lewandowski afirmou que sobrou diálogo entre Supremo e Congresso, mas faltou solução por parte do presidente da Câmara, Arthur Lira, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Lira é o maior prejudicado, pois sua força vem basicamente do controle do orçamento secreto.
A grande vencedora é a presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, que não só destruiu o orçamento secreto, como uniu os ministros para encerrar o julgamento ainda este ano.
Alcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas
Leia MaisTribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha
Leia MaisGonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial
Leia MaisEduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ
Leia MaisPF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia
Leia MaisSupremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas
Leia MaisPresidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF
Leia MaisApesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC
Leia MaisDesembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia MaisDupla remuneração em xeque
Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam
Leia MaisMinistro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet
Leia MaisEm dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula
Leia MaisWajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid
Leia MaisIndiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada
Leia MaisDino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia
Leia Mais