A presença da Techint

Redação
Publicada em 04/04/2025 às 14:19
O grupo Techint tem subsidiárias no Brasil que forneciam tubos e equipamentos para a Petrobras Foto: Reprodução

Apesar do desmonte da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, algumas ações seguem na primeira instância em Curitiba e produzem resultados. O juiz Guilherme Roman Borges, da 13ª Vara de Curitiba, condenou o executivo Benjamim Sodré Netto, do grupo ítalo-argentino Techint, a seis anos e sete meses de prisão em regime semiaberto, em decorrência do esquema de corrupção na Petrobras.

A sentença, proferida em dezembro, foi obtida pelo Bastidor. Sodré Netto foi condenado por lavagem de dinheiro. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, o esquema envolveu pagamentos de propina a Renato Duque, então diretor de Serviços da Petrobras indicado pelo PT.

O grupo Techint tem subsidiárias no Brasil – a Techint Engenharia e Construção e a Confab Industrial –, que forneciam tubos e equipamentos para a Petrobras. Sodré Netto procurou Duque para que a estatal dispensasse licitações internacionais e negociasse a compra dos materiais diretamente com as empresas da Techint.

Em contrapartida, Duque receberia 0,5% de comissão sobre o valor das compras da Petrobras com a Confab. Os contratos somaram mais de 2,6 bilhões de reais. O então diretor da Petrobras era suspeito de ter contas no exterior com saldo de 6 milhões de dólares, mais 3,6 milhões de francos suíços.

Além de Sodré Netto, o juiz Guilherme Roman Borges também condenou João Antonio Bernard Filho, amigo de Renato Duque, a sete anos e dois meses de prisão em regime semiaberto e Christina Maria da Silva Jorge, advogada acusada de ajudar nos pagamentos, a sete anos e nove meses de reclusão. Todos também pagarão multas.

Sodré Netto e Christina eram beneficiários de uma conta na Suíça em nome da empresa offshore Hayley S/A, que foi usada para pagamentos de valores a Duque. Já João Antonio foi apontado como um dos organizadores do esquema.

A Justiça também determinou que os réus devolvam cerca de 10 milhões de reais à Petrobras. O valor corresponde a 0,5% dos contratos firmados entre a estatal e a Confab. Os condenados poderão recorrer da sentença em liberdade.

No Brasil, a Techint segue forte. Foi derrotada recentemente em uma disputa judicial com a CSN. No fim do ano passado, por meio de uma de suas empresas, a Ternium, o grupo foi condenado a indenizar a CSN por não realizar uma oferta pública de aquisição aos acionistas minoritários da Usiminas.

Em 2011, a Ternium comprou 27,7% das ações da Usiminas e a CSN, que tinha 17% das ações, acionou o "tag along", mecanismo que garante aos acionistas minoritários o direito de vender ações em condições iguais às dos controladores em caso de troca de controle. 

Hugo Motta concede licença pedida por Carla Zambelli e o suplente Coronel Tadeu assume

Leia Mais

Antaq aprova reequílibrio contratual da empresa de celulose no porto de Santos

Leia Mais

Nota técnica coloca órgãos estaduais na fiscalização das casas de apostas e de influencers

Leia Mais

STJ nega pedido do grupo para retomar processo de recuperação judicial

Leia Mais

Trump e Elon Musk se atacam nas redes sociais depois de briga por interesses comerciais

Leia Mais

Zanin nega pedido para libertar empresário investigado em caso de venda de sentenças no STJ

Leia Mais

Mendonça defende manutenção do Marco Civil e critica remoção de perfis que não sejam falsos

Leia Mais

Bolsonaro afirma que mandou dinheiro que recebeu por Pix para ajudar o filho, Eduardo, nos EUA

Leia Mais

Interpol coloca deputada foragida na lista de criminosos procurados pelo mundo

Leia Mais

Pesquisa mostra que eleitores preferem que ex-presidente aponte um candidato para 2026

Leia Mais

Podemos Tucanar

05/06/2025 às 13:31

Convenção Nacional do PSDB aprovou nesta quinta-feira (5) a incorporação de partido de Renata Abreu

Leia Mais

TCU chancela acordo entre RioGaleão, Anac e governo sobre concessão do aeroporto carioca

Leia Mais

Alexandre de Moraes vê tentativa de obstrução e manda abrir nova investigação contra Carla Zambelli

Leia Mais

O dissidente

04/06/2025 às 20:22

Mendonça indica que vai divergir de Toffoli, Fux e Barroso no julgamento do Marco Civil da Internet

Leia Mais

Dívida da empresa com fisco pode passar de 2 bilhões de reais, mas penalização está distante

Leia Mais