A cegueira do TJSP com a SSOil
Documentos obtidos pelo Bastidor apontam que a Justiça está sendo ludibriada ou se deixando ludibriar para manter ativa a distribuidora SSOil, cuja inscrição estadual foi cassada pela Secretaria de Fazenda de São Paulo. Recentemente, a SSOil obteve uma terceira liminar para seguir operando, apesar da decisão do governo de Tarcísio de Freitas.
A SSOil virou alvo dos técnicos da Fazenda de São Paulo em razão das fortes evidências de que havia simulado cerca de 200 milhões de reais em operação de importação de gasolina. Quando a SSOil tentou renovar sua inscrição, o governo paulista exigiu documentos societários e fiscais da distribuidora, de modo a entender quem são as pessoas físicas que a controlam e como a empresa se financia. Houve, por exemplo, um aumento de capital de 36,8 milhões de reais sem a devida comprovação. Uma das empresas sem identificação de controlador final é a Hadeon Holding S/A.
Em vez de prestar os esclarecimentos pedidos pelo governo, a SSOil optou por lutar na Justiça de São Paulo para se manter ativa. De acordo com os documentos do governo de São Paulo e dos processos, a empresa distorceu os fatos que levaram a Secretaria de Fazenda do estado a cobrar explicações dela. Assim, induziu os juízes e desembargadores a erro.
Primeiro, a SSOil argumentou que a Secretaria de Fazenda de São Paulo tornou-a inapta, erroneamente, em virtude "unicamente" de uma falta de autorização da ANP, a Agência Nacional do Petróleo. A Procuradoria de São Paulo explicou à Justiça que não foi essa a razão. Ainda assim, a SSOil obteve uma liminar no ano passado para seguir funcionando, concedida pela 10ª Vara Federal de São Paulo. A liminar foi mantida pelo desembargador Kleber Leyser de Aquino, da 03ª Câmara de Direito Público do TJSP, que ignorou os esclarecimentos prestados pelo governo.
A SSOIL repetiu o estratagema contra a instauração da fiscalização realizada pela simulação da venda de combustíveis. Apesar do insucesso em primeira instância, obteve nova liminar junto à desembargadora Isabel Cogan, da 13ª Câmara de Direito Público do TJSP. Na decisão, Cogan se disse incompetente para julgar o caso. Ainda assim, deferiu a liminar.
O último subterfúgio se deu quando, após meses de procedimento administrativo, no qual os técnicos da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo cobraram reiteradamente da SSOil os documentos restantes, concluiu-se pela simulação na compra de combustíveis - fato que levou o governo, na semana passada e como mostrou o Bastidor, a tornar inapta a empresa.
Ainda assim, a confusão deu certo. A SSOil conseguiu mais uma liminar no Tribunal de Justiça de São Paulo para seguir operando, por meio de um agravo de instrumento distribuído e decidido no mesmo dia favoravelmente pelo desembargador Aliende Ribeiro, da 1ª Câmara de Direito Público do TJSP.
Apesar dos insucessos judiciais, a Procuradoria de São Paulo recorreu mais uma vez, pedindo que os juízes apreciem os fatos do caso, os quais, de acordo com os documentos disponíveis, demonstram que a SSOil não tem condições legais para operar no estado.
Ex-presidente da Câmara será o relator do projeto que prevê a isenção de IR a quem menos de R$ 5 mil
Leia MaisIndicado por ACM na prefeitura de BH é alvo da Polícia Federal em nova fase da Operação Overclean
Leia MaisCâmara aprova a jato projeto que aumenta poderes do governo para retaliar tarifaço dos EUA
Leia MaisEvento patrocinado pelas Forças Armadas, terá a participação de país que vive sob sanções dos EUA
Leia MaisGoverno e oposição travam projeto do Novo Código Eleitoral e encurtam espaço para debate do projeto
Leia MaisJuiz concorda com a corretora em caso de empresário que a acusa de coagir o filho e causar prejuízo
Leia MaisPesquisa Quaest mostra que até o núcleo do eleitorado do presidente está descontente com seu governo
Leia MaisFachin diverge de Dias Toffoli e vota contra anulação de processos da Lava Jato contra ex-ministro
Leia MaisMinistro Flávio Dino manda estados e municípios detalharem gastos de mais de 6 mil emendas pix
Leia MaisMais próximo de Bolsonaro, o presidente do PSD quer ser vice de Tarcísio ou candidato a governador
Leia MaisTST anula processo em que sobrinha e tio simularam ação trabalhista para não fugir de credores
Leia MaisGoverno e oposição se unem e aprovam projeto para retaliar tarifas impostas pelos EUA
Leia MaisPrazo para Âmbar Energia, da J&F, assumir de vez a Amazonas Energia termina no fim de abril
Leia MaisMPF denuncia 13 ex-executivos por fraude de R$ 25 bilhões na Americanas
Leia MaisDois desembargadores querem disputar a presidência, mas dependem da posição de Torres Garcia
Leia Mais