A Amada Amante do crime
A doleira Nelma Kodama voltou ao noticiário nesta terça-feira (19) ao ser presa em Portugal. Ela é suspeita de integrar uma quadrilha envolvida com o tráfico internacional de drogas. O ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Informação do Mato Grosso Nilton Borgatto também integra o rol de detidos.
Kodama ficou conhecida ao ser presa na primeira fase da Operação Lava Jato, em março de 2014, mas ganhou notoriedade mesmo durante um depoimento a uma CPI aberta para investigar os desmandos na Petrobras. Durante a fala aos parlamentares, ela cantou o sucesso de Roberto Carlos, Amada Amante, ao se referir ao relacionamento que mantinha com Alberto Youssef.
O depoimento foi um show de horrores. Além da cantoria, Nelma mostrou as nádegas para explicar onde escondia o dinheiro que mantinha consigo quando foi detida no aeroporto. Ela tentava fugir para a Itália com 200 mil euros.
Na Lava Jato, a doleira foi condenada a 18 anos de prisão. Nelma ficou presa por cerca de dois anos. Saiu em 2016, depois de fazer um acordo de delação premiada, mas foi obrigada a manter o uso de uma tornozeleira eletrônica. Em 2019, teve o equipamento removido em função do decreto de indulto de Natal, redigido por Michel Temer.
A investigação
A operação desta terça-feira ganhou o nome de Descobrimento. Foram cumpridos 52 mandados de prisão preventiva. Em Portugal, os detidos foram encontrados nas cidades de Braga e Lisboa. No Brasil, houve prisões na Bahia, São Paulo e Mato Grosso.
A investigação teve início em fevereiro de 2021, quando um avião que tinha saído de Portugal pousou no Aeroporto Internacional de Salvador, com cerca de 600 kg de cocaína escondidos na fuselagem.
O Ministério Público Federal diz que foram identificados vários núcleos criminosos envolvidos no tráfico internacional de drogas, desde mecânicos aeronáuticos, pilotos e doleiros, como Nelma. Entre os investigados presos há membros do Primeiro Comando da Capital, principal grupo de traficantes em atuação no Brasil.
Cooperação internacional
O MPF afirma que foi preciso montar uma parceria com agências internacionais para prender os suspeitos. A ação contou com a ajuda do Ministério Público de Portugal, Polícia Judiciária Portuguesa e com o DEA, agência dos Estados Unidos para o combate às drogas.
Escanteado no PSDB, governador do RS migra para o PSD após 24 anos
Leia MaisSTF tem dois votos para derrubar suspensão da Câmara em ação penal contra Alexandre Ramagem
Leia MaisINSS manda fintech suspender antecipação de benefício devido a cobrança de taxa considerada abusiva
Leia MaisJustiça Federal do Mato Grosso do Sul mantém suspensa transferência da Eldorado para a Paper
Leia MaisSTF examina nesta sexta decisão da Câmara de suspender ação penal do golpe contra Alexandre Ramagem
Leia MaisAérea anuncia acerto com um dos maiores credores e dá prazo para fim da recuperação judicial
Leia MaisFlávio Dino manda CGU aprofundar auditorias e encaminhar casos para Procuradoria abrir ações
Leia MaisBrasília vazia: cúpula do poder estará em Nova York na semana que vem em eventos privados. De novo
Leia MaisO Bastidor publica direito de resposta a Gabriel Cepeda Gonçalves
Leia MaisEm afronta ao STF, Câmara suspende ação penal contra deputado para tentar ajudar Bolsonaro
Leia MaisGilmar Mendes nega pedidos para afastar Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF
Leia MaisFilho de Sarney, vice-presidente da CBF adere a pedido para remover Ednaldo Rodrigues da presidência
Leia MaisCâmara aprova projeto que aumenta número de vagas e pode ampliar gastos com emendas
Leia MaisJustiça dos EUA condena NSO Group a pagar milhões de dólares por hackear usuários do WhatsApp
Leia MaisA pedido do Ministério Público, juiz do Distrito Federal impede que BRB finalize compra do Master
Leia Mais