Sigilo a favor de Bolsonaro

Alisson Matos
Publicada em 24/10/2023 às 12:00
Parte das portarias foi publicada durante a gestão de Eduardo Pazuello na Saúde Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O governo Lula se nega a informar o nome de 10 pessoas que, durante o mandato de Jair Bolsonaro, participaram de decisões do Ministério da Saúde sem ter vínculo com a pasta.

Ao menos 10 portarias publicadas entre 2019 e 2021 contaram com relatórios elaborados por agentes que não foram identificados pelo governo Bolsonaro.

As portarias foram publicadas em gestões de diferentes ministros de Bolsonaro - Luiz Henrique Mandetta, Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga - e movimentaram cerca de 62 milhões de reais.

As informações constam em análise da Controladoria-Geral da União sobre a operação do limite financeiro da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC) pelo Ministério da Saúde nas gestões de Luiz Henrique Mandetta, Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga . Na prática, trata-se de ações e serviços de urgência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O Bastidor, por meio da Lei de Acesso à Informação, solicitou ao Ministério da Saúde os nomes das pessoas sem vínculo com a pasta que participaram do processo decisório.

Apesar de considerar que não havia “razão para restringir a publicidade dos atos processuais”, o Ministério da Saúde negou acesso baseado em uma filigrana jurídica. Disse que a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde participou da auditoria como unidade auditada e não como auditora.

O Bastidor, então, buscou a CGU, que classificou os documentos como “papéis de trabalho" e que, portanto, "possui acesso restrito”.

“Esclareço que em razão dos relatórios produzidos pela CGU serem disponibilizados na internet, existe a necessidade de se evitar a exposição inadequada de pessoas físicas e jurídicas, porquanto os registros dessas pessoas devem ser efetuados com cautela. Na presente situação, a sua solicitação não pode ser atendida”, respondeu a CGU. O Bastidor vai recorrer da decisão.

A negativa contraria o discurso de Lula, que criticou os sigilos impostos por Bolsonaro durante o governo. O petista e o ministro da CGU, Vinícius Carvalho, chegaram a dizer que a "Lei de Acesso à Informação voltou a ser cumprida no país".

No biênio 2020-2021, a gestão da área de Média e Alta Complexidade recebeu cerca de 44 bilhões de reais ao ano. O valor representou cerca de 30% de todo o orçamento executado anualmente pelo ministério da Saúde.

Os documentos produzidos pelos agentes ocultos, que serviram de base para 10 portarias, influenciaram decisões sobre destinação de recursos e mudanças em procedimentos de atendimentos durante a pandemia de covid-19.

"O processo decisório que subsidiou a alteração do custeio da atenção especializada não foi integralmente orientado pela atuação de atores competentes e pela segregação de função, tendo em conta a atuação de atores sem vínculo identificado com o MS e a atuação simultânea em processos com potencial conflito de interesse", afirmam os técnicos do TCU.


O relatório identificou falhas no processo decisório, na implementação e no acompanhamento das ações.

"A tomada de decisão das alterações do componente Limite Financeiro da MAC foi demonstrada por meio de motivações pouco explícitas e por processo decisório insuficiente em formalização, participação e transparência”, diz o texto. "Observou-se a ausência de instrumentos de gestão e de procedimentos operacionais, notadamente para a etapa de monitoramento, mediante o repasse de recursos para entes sem plano de saúde elaborado”.

Randolfe é culpado por eventuais revezes; já Alcolumbre é elogiado pelos entendimentos

Leia Mais

Cai a avaliação positiva do governo e do presidente entre seus eleitores

Leia Mais

O STF tem cinco votos contra decisão que afrouxou a Lei das Estatais. Julgamento termina amanhã (9)

Leia Mais

STF retoma julgamento que pode afrouxar Lei das Estatais e liberar mais cargos para políticos

Leia Mais

Presidente da Petrobras estuda possibilidades de afrouxar normas de controle contra corrupção

Leia Mais

Insatisfeitos, velhos aliados reclamam de não conseguir falar com Lula sem passar pela primeira-dama

Leia Mais

A lei que incomoda

08/05/2024 às 06:00

STF retoma julgamento delicado para o governo e que pode ser suspenso de novo para ganhar tempo

Leia Mais

No lugar de Moraes

07/05/2024 às 19:30

Cármen e Kassio são eleitos para gerir o Tribunal Superior Eleitoral de agosto deste ano até 2026.

Leia Mais

Senado aprova decreto legislativo que reconhece a situação do RS e facilita distribuição de recursos

Leia Mais

Parlamentares dizem que decisão de Zanin de barrar a desoneração foi feita baseada em dados errados

Leia Mais

Não fui eu

07/05/2024 às 16:00

Empresário nega ter ajudado o PL a produzir o relatório que apontava falsa fraude nas eleições

Leia Mais

Câmara vota nesta terça-feira decreto legislativo para liberar dinheiro ao Rio Grande do Sul.

Leia Mais

Lula chama chefes dos Três Poderes para assinar reunião sobre ajuda a vítimas das chuvas no RS

Leia Mais

Chega de desculpas

06/05/2024 às 16:00

Justiça baiana determina novamente que Ferbasa e instituição ligada à empresa entreguem documentos.

Leia Mais

Depois de visitar a Venezuela, Reza Ramazani desembarcou em São Paulo para conferência muçulmana

Leia Mais