O retorno do Rei do Camarote
O diretor comercial da Telebras, Levi Figueiredo, voltou a frequentar um camarote de empresa que fechou contrato com a própria Telebras. No dia 15 de outubro de 2024, ele usufruiu o conforto do espaço da 3Structure no estádio Mané Garrincha, em Brasília, durante a vitória de 4 a 0 do Brasil sobre o Peru. Alguns meses depois, em janeiro deste ano, a diretoria executiva aprovou a parceria com a dona do camarote. A informação consta em documento interno a que o Bastidor teve acesso.
A 3Structure oferece soluções de Backup como Serviço, também chamado de BaaS. A empresa está credenciada para oferecer soluções em modelo sob demanda para clientes da Telebras, incluindo projeto, licenciamento, armazenamento e atividades técnicas. Um dos responsáveis por essas negociações é justamente Figueiredo.
Não é a primeira vez que ele frequenta camarotes de empresas com interesse na Telebras. Em novembro de 2024, o Bastidor noticiou que o diretor comercial apreciou o show do cantor Bruno Mars, no mesmo Mané Garrincha, em espaço da empresa de tecnologia Yssy, que negociava contrato para gerenciar o backup de arquivos da Telebras.
Em tese, a presença do diretor comercial no camarote de uma empresa que negocia com a Telebras fere o Código de Conduta da Administração Federal. O texto diz que é proibido ao servidor público “receber salário ou qualquer outra remuneração de fonte privada em desacordo com a lei, nem receber transporte, hospedagem ou quaisquer favores de particulares de forma a permitir situação que possa gerar dúvida sobre a sua probidade ou honorabilidade”.
Na prática, a interpretação da Telebras é outra. Em nota ao Bastidor, afirmou que “a presença do diretor comercial em eventos corporativos e reuniões com fornecedores e parceiros da empresa não configura qualquer irregularidade, mas reflete a atuação institucional da Companhia no âmbito de suas atribuições estratégicas”.
O contrato com a 3Structure, segundo a Telebras, é baseado no processo de credenciamento para fornecimento de BaaS, que permite à Telebras comercializar essas soluções para os clientes.
O acordo prevê que a 3Structure fica responsável por desenvolver as oportunidades juntamente com os produtos e serviços da Telebras, “com o objetivo de aumentar capilaridade comercial, entregar a solução completa para os clientes, e melhorar os resultados econômicos e financeiros da companhia”.
Não há, ainda, de acordo com a Telebras, pedido e valores contratados porque até o momento nenhum cliente contratou a solução forncedida pela 3Structure.
Levi Figueiredo não se manifestou. A 3Structure confirmou que convidou Figueiredo, mas que não houve qualquer relação com processos ou negócios com a Telebras.
Gilmar Mendes mantém no STF investigação sobre desvios de emendas no Ceará e cobra relatório da PF
Leia MaisSTJ nega retorno de desembargadora e juíza do TJBA por risco à Operação Faroeste
Leia MaisPF revela que lobista usava contratos e notas fiscais para desviar dinheiro público de hospital
Leia MaisMembros do União Brasil iniciam conversas para composição na eleição presidencial de 2026
Leia MaisBolsonarista que matou petista durante a campanha eleitoral de 2022 pega 20 anos de prisão
Leia Mais300 deputados pediram passaporte diplomático para familiares, segundo levantamento
Leia MaisDino autoriza operação da PF por desvios de emendas parlamentares para a saúde no Rio Grande do Sul
Leia MaisJuiz nega pedido da Paper para revogar decisão que suspendeu transferência de ações da Eldorado
Leia MaisKassio impõe sigilo total sobre inquérito da Operação Overclean, que envolve Marcos Moura e emendas
Leia MaisCrime organizado faturou 61,5 bilhões de reais desde 2022 no setor de combustíveis, segundo estudo
Leia MaisDono do Banco Agro é condenado por estelionato, após se passar por advogado
Leia MaisHacker exige pagamento em bitcoin para não divulgar dados roubados de clientes de banco digital
Leia MaisGilmar Mendes suspende investigação contra presidente do PSDB até Supremo julgar foro privilegiado
Leia MaisEm meio à auditoria do TCU nas contas da Previ, ex-tesoureiro do PT busca dupla cidadania na Itália
Leia MaisTCE investiga suspeita de favorecimento em acordo do governo do PI com empresa de Whindersso Nunes
Leia Mais