A 13ª condenação

Redação
Publicada em 24/04/2025 às 16:40
Duque foi condenado por receber 5,6 milhões de reais em propina para facilitar contratos junto à Petrobras. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Renato Duque, ex-diretor da Petrobras, foi condenado pela Justiça Federal a pouco mais de 29 anos de prisão por corrupção passiva. A decisão, tomada no dia 14, também condenou o empresário Luís Alfeu Alves de Mendonça a 11 anos e seis meses de prisão por corrupção ativa.

A dupla foi denunciada na operação Lava Jato. Segundo o Ministério Público Federal, Mendonça pagou 5,6 milhões de reais em propina a Duque em troca de contratos de mais de 525 milhões de reais firmados entre sua empresa, a Multitek, e a Petrobras entre 2011 e 2012.

A decisão proferida pelo juiz Guilherme Roman Borges, da 13ª Vara Federal de Curitiba, afirma que o pagamento da propina foi feito por meio de notas fiscais frias emitidas pela Jamp, empresa do lobista Milton Pascowitch, que fez acordo de delação premiada e detalhou como foram cometidos os crimes.

Pascowitch foi apontado pela Lava Jato como operador do ex-ministro José Dirceu. Ele disse em delação ter pago pela sede da empresa do petista e por um apartamento usado por Dirceu. Atualmente, ambos se movimentam para retomar a influência que tinham em Brasília na década passada.

Com a condenação, Duque terá que voltar à prisão. Em agosto de 2024, ele havia sido preso em Volta Redonda (RJ), por conta de uma condenação, a 39 anos de detenção em regime fechado, proferida pela juíza Carolina Lebbos.

Renato Duque deixou a prisão no começo deste mês, por decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, que lhe concedeu a progressão para o regime domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.

A decisão do juiz Roman Borges é a 13ª condenação de Duque desde o início da Lava Jato, em 2014. Uma média de mais de uma punição por ano.

Clique aqui para ler a decisão do juiz Guilherme Roman Borges, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Piorou

24/04/2025 às 12:26

Boletim médico diz que estado de saúde regrediu e Jair Bolsonaro vai passar por mais exames

Leia Mais

Lula aceita indicação do presidente do Senado para o comando do Ministério das Comunicações

Leia Mais

O dinheiro sumiu

23/04/2025 às 17:40

Banqueiros são alvos da Justiça, suspeitos de desaparecer com recursos de clientes em paraíso fiscal

Leia Mais

Sem desconto

23/04/2025 às 16:22

PF afasta presidente do INSS por suspeita fraude em descontos de benefícios previdenciários

Leia Mais

Na rota judicial

23/04/2025 às 14:21

Voepass pede segunda recuperação judicial após das operações pela Anac

Leia Mais

Relatório cita ligação do deputado Yury do Paredão com desvio de emendas e compra de votos

Leia Mais

Flávio Dino suspende julgamento sobre perda imediata de bens de ex-executivos da Odebrecht

Leia Mais

Fica para 2034

23/04/2025 às 11:23

CCJ do Senado suspende análise de PEC que acaba com a reeleição para cargos do Executivo

Leia Mais

STF aproveita volta do feriado para decidir se punidos e delatores da Lava Jato podem reaver bens.

Leia Mais

Primeira Turma do STF aceita denúncia conta outros seis aliados de Bolsonaro por tentativa de golpe

Leia Mais

Voto vencido

22/04/2025 às 14:20

Fux volta a divergir dos colegas e diz que trama golpista deveria ser jugada pelo plenário do STF

Leia Mais

Eugênio Aragão, que participou da campanha do presidente, defende delegada da PF acusada de golpe

Leia Mais

Gonet quer réus

22/04/2025 às 11:40

PGR diz que integrantes do Núcleo 2 gerenciaram operações para manter Bolsonaro no poder

Leia Mais

Sem redes sociais

22/04/2025 às 10:45

Primeira Turma do STF proíbe uso de celulares no plenário durante julgamento do núcleo 2 do golpe

Leia Mais

Aba nova

21/04/2025 às 17:23

Departamento de Justiça dos EUA quer forçar venda do Chrome para quebrar monopólio do Google

Leia Mais