Sidônio x Lupi
Aliados do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, atribuem a Sidônio Palmeira, ministro-chefe da Secom, o processo de fritura de Lupi, que vigora desde a operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União contra fraudes no INSS, na quarta-feira.
Esses aliados afirmam que Sidônio vazou detalhes de um media training que fez com Lupi e os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Vinícius Carvalho (CGU) para desgastar o ministro da Previdência. Os três participaram da entrevista coletiva que tratou da operação.
O objetivo seria forçar Lupi a pedir demissão e evitar o constrangimento de o presidente Lula ter de fazer isso. Apesar de ser o responsável pela nomeação de Alessandro Stefanutto para o INSS, Lupi se recusa a pedir demissão e coloca a culpa do movimento contra si em Sidônio.
A movimentação de Sidônio é para evitar que a oposição consiga usar o episódio para colar no governo a pecha da corrupção. O marqueteiro teme que o desvio que podem ultrapassar os 6 bilhões de reais, pormeio de descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas, mine o trabalho de recuperação da avaliação positiva do governo e de Lula.
Sidônio considera que o tema é dos maiores desafios de Lula e do PT, dado o histórico com a operação Lava Jato. Quer vender o discurso de que a fraude foi descoberta no atual governo, mas começou em 2019, no governo Bolsonaro.
Sidônio é dos ministros mais próximos de Lula hoje. Sua influência vai além do governo e chega às bancadas do PT no Congresso. Conseguiu, por exemplo, afastar a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, das decisões que envolvem a comunicação da gestão federal.
2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato
Leia MaisConversa a sós na Abin
Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF
Leia MaisComissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre
Leia MaisAneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa
Leia MaisDeputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta
Leia MaisExtração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC
Leia MaisOAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia
Leia MaisDona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários
Leia MaisMinistro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia MaisPonto final na 'Abin paralela'
PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo
Leia MaisDisputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria
Leia MaisCorretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos
Leia MaisRede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União
Leia MaisAlcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad
Leia Mais