O prêmio de 600 milhões
Na sexta-feira (29), em mais um capítulo da maior disputa empresarial do Brasil, a Justiça de São Paulo negou pedido da J&F para anular sentença arbitral que obrigara a empresa a entregar o controle da Eldorado Celulose aos indonésios da Paper Excellence.
Embora o caso seja complexo e contenha, como o Bastidor detalhou, fortes indícios até de espionagem cibernética, a decisão da juíza Renata Maciel não causou surpresa. Com exceção de um detalhe - um detalhe de 600 milhões de reais.
Esse valor será pago aos advogados da Paper. Constitui 10% do valor da causa, arbitrado pela juíza em 6 bilhões de reais em sua decisão. O que espantou os envolvidos é que Renata Maciel estipulou os 6 bilhões de ofício e somente na última decisão do processo.
Até então, o valor da causa era de 100 milhões de reais. Em sua primeira decisão sobre o caso, a juíza não alterou esse montante - que poderia render 10 milhões de reais aos advogados da parte vencedora.
Para aumentar o valor da causa para 6 bilhões de reais, sem qualquer provocação oficial da Paper ou da J&F, a juíza citou uma audiência de 2018, na qual se estimava em 5,9 bilhões os possíveis ganhos econômicos da parte vencedora com a causa.
A decisão de estipular em 6 bilhões a causa chamou ainda mais a atenção por um fato que, isoladamente, não causaria tanta estranheza. Em maio, portanto às vésperas da decisão, a juíza Renata Maciel participou de um evento no hotel Emiliano, seguido de um jantar para poucos, promovido pelo advogado Márcio Guimarães - cujos sócios representam a Paper.
Guimarães é próximo do ministro Villas Bôas Cueva, do Superior Tribunal de Justiça. Coincidentemente, será no gabinete do ministro que a juíza Renata Maciel passará a trabalhar a partir deste mês - após sentenciar uma causa milionária em favor do advogado amigo do mesmo ministro.
O comitê de reeleição de Jair Bolsonaro discute três possibilidades de agenda para marcar o início da campanha de rua, a partir do dia 16: Aparecida do Norte, Juazeiro do Norte ou Juiz de Fora.
Leia MaisAs manifestações pela democracia nesta quinta-feira, em São Paulo, são históricas, mas não têm poder de gerar impacto significativo na eleição. O que elas mostram é que Bolsonaro tem menos tolerância para um golpe.
Leia MaisDepois de ser condenado pelo TCU a devolver R$ 2,8 milhões em diárias, ex-procurador também viu o STJ confirmar a indenização por danos morais a Lula, por causa do PowerPoint em que acusava o petista de chefiar o esquema do petrolão.
Leia MaisO presidente consultou seus auxiliares sobre uma possível implicação jurídica e política de um veto ao aumento de 18% nos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que aprovaram o reajuste na manhã de ontem, 10.
Leia MaisA ministra foi eleita ontem à Presidência do STF sob uma expectativa aparentemente inatingível: preservar a legitimidade e autoridade da corte máxima do país durante as eleições mais tempestuosas desde a redemocratização.
Leia MaisMinistro votou em processo que julga a publicidade dos dados dos candidatos. Partiu dele a iniciativa que escondeu detalhes sobre o patrimônio dos candidatos nessas e nas eleições passadas. Para Fachin, manutenção de tais dados viola a LGPD.
Leia MaisCorte decidiu pedir ao Congresso aumento salarial de 18% a ser pago em quatro parcelas. Assim, o salário dos ministros chegará a 46,3 mil reais. Ainda não há estimativa do impacto do efeito cascata do aumento.
Leia MaisPatrimônio declarado pelo presidente à Justiça Eleitoral cresceu apenas 1,34% durante os últimos quatro anos, ante uma inflação acumulada de 28,7% no período.
Leia MaisGovernador declarou neste ano à Justiça Eleitoral um patrimônio 34,2% menor do que possuía em 2018. Apesar disso, ele ainda é sócio do pai em várias empresas, incluindo a gestora de marcas da Rede Massa, empresa de comunicação com emissoras de rádio e TV e afiliadas em vários estados.
Leia MaisBeneficiado pelo fim das investigações sobre o esquema de rachadinhas, Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, quer voltar à Alerj como deputado estadual.
Leia MaisJair Bolsonaro determinou a seus auxiliares e colocou no comando da operação o seu zero um, o senador Flávio Bolsonaro, que dissuadam Roberto Jefferson de sua candidatura para presidente.
Leia MaisCarlos Bolsonaro convenceu o pai de que o ministro Alexandre de Moraes mira a impugnação de sua candidatura ao marcar para dia 12 a análise de recursos inquérito das fake news.
Leia MaisMinistros que consideraram ilegais as diárias pagas à força-tarefa da Lava Jato gastaram, em um ano, cerca de R$ 1 milhão em passagens e diárias em viagens pelo mundo.
Leia MaisEx-presidente declarou à Justiça Eleitoral que tem hoje menos de 10% dos ativos atrelados a ele, segundo provas reunidas por investigadores. Patrimônio também se reduziu quando comparado ao que ele declarou em 2018.
Leia MaisNum período de crise econômica, o presidente da Câmara, Arthur Lira, aumentou seu patrimônio em mais de 3 vezes, segundo sua declaração ao Tribunal Superior Eleitoral.
Leia Mais