Tecnologia contra lavagem
O secretário-geral do Grupo Egmont, Jerôme Beaumont, defendeu, nesta terça-feira (15), o uso da tecnologia da informação para auxiliar no combate a crimes financeiros. Ele é um dos principais convidados do 14º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLDFT), promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que ocorre até quarta-feira (16), em São Paulo.
O Grupo Egmont é uma instituição internacional que reúne e compartilha dados sobre movimentações financeiras suspeitas. As informações são transmitidas por órgãos que atuam nessa área, como o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Segundo Beaumont, governos têm dificuldades para monitorar as movimentações financeiras suspeitas. O principal motivo é a falta de pessoal qualificado nos órgãos de controle, como o Coaf. Ele explica que, nas maiores autoridades do setor no mundo, o efetivo de funcionários não passa de 600 pessoas, menos do que qualquer setor de compliance de bancos que operam globalmente.
O presidente do Coaf, Ricardo Liáo, participou do painel apresentado por Beaumont e compartilhou as mesmas preocupações. Segundo ele, o órgão nacional tem apenas 96 funcionários, que precisam se desdobrar nas atividades gerais de fiscalização e no compartilhamento e análise das informações repassadas e recebidas por órgãos internacionais.
Para Beaumont, o uso da tecnologia pode melhorar não só a análise, mas a produção de relatórios padronizados e com maior nível de detalhamento. Com isso, é possível garantir que o combate à lavagem de dinheiro seja mais eficaz, além de ajudar a compensar a falta de pessoal nos órgãos de fiscalização.
Esses relatórios de inteligência financeira são rotineiramente utilizados em investigações policiais, pois conseguem detectar a movimentação de recursos em prol de atividades criminosas, que vão desde pagamento de propinas até o financiamento de atividades terroristas, entre outros crimes.
Antes do painel com Liáo e Beaumont, o presidente da Febraban, Isaac Sidney, deu um panorama sobre o evento e sobre o que o mercado financeiro tem feito para auxiliar no combate à lavagem de dinheiro. Segundo ele, foram firmadas parcerias nos últimos anos, nas quais o setor privado ajudou não só no fornecimento de informações, mas de equipamentos, para auxiliar os órgãos de controle.
"Quanto mais robustos e convergentes forem os controles dos bancos sobre ações de prevenção à lavagem de dinheiro, nós vamos estar com todo o setor financeiro mais preparado. Os bancos vão continuar cooperando com o setor público", disse.
O 14º Congresso de PLDFT terá ao longo desta terça-feira e na quarta-feira uma série de palestras que irão discutir ações do setor e apresentar o que tem sido feito por instituições públicas e privadas para ajudar no combate à lavagem de dinheiro. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas no site do evento. Quem não puder comparecer pessoalmente, pode acompanhar as palestras pela internet.
O hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia Mais