Tecnologia contra lavagem
O secretário-geral do Grupo Egmont, Jerôme Beaumont, defendeu, nesta terça-feira (15), o uso da tecnologia da informação para auxiliar no combate a crimes financeiros. Ele é um dos principais convidados do 14º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLDFT), promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que ocorre até quarta-feira (16), em São Paulo.
O Grupo Egmont é uma instituição internacional que reúne e compartilha dados sobre movimentações financeiras suspeitas. As informações são transmitidas por órgãos que atuam nessa área, como o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Segundo Beaumont, governos têm dificuldades para monitorar as movimentações financeiras suspeitas. O principal motivo é a falta de pessoal qualificado nos órgãos de controle, como o Coaf. Ele explica que, nas maiores autoridades do setor no mundo, o efetivo de funcionários não passa de 600 pessoas, menos do que qualquer setor de compliance de bancos que operam globalmente.
O presidente do Coaf, Ricardo Liáo, participou do painel apresentado por Beaumont e compartilhou as mesmas preocupações. Segundo ele, o órgão nacional tem apenas 96 funcionários, que precisam se desdobrar nas atividades gerais de fiscalização e no compartilhamento e análise das informações repassadas e recebidas por órgãos internacionais.
Para Beaumont, o uso da tecnologia pode melhorar não só a análise, mas a produção de relatórios padronizados e com maior nível de detalhamento. Com isso, é possível garantir que o combate à lavagem de dinheiro seja mais eficaz, além de ajudar a compensar a falta de pessoal nos órgãos de fiscalização.
Esses relatórios de inteligência financeira são rotineiramente utilizados em investigações policiais, pois conseguem detectar a movimentação de recursos em prol de atividades criminosas, que vão desde pagamento de propinas até o financiamento de atividades terroristas, entre outros crimes.
Antes do painel com Liáo e Beaumont, o presidente da Febraban, Isaac Sidney, deu um panorama sobre o evento e sobre o que o mercado financeiro tem feito para auxiliar no combate à lavagem de dinheiro. Segundo ele, foram firmadas parcerias nos últimos anos, nas quais o setor privado ajudou não só no fornecimento de informações, mas de equipamentos, para auxiliar os órgãos de controle.
"Quanto mais robustos e convergentes forem os controles dos bancos sobre ações de prevenção à lavagem de dinheiro, nós vamos estar com todo o setor financeiro mais preparado. Os bancos vão continuar cooperando com o setor público", disse.
O 14º Congresso de PLDFT terá ao longo desta terça-feira e na quarta-feira uma série de palestras que irão discutir ações do setor e apresentar o que tem sido feito por instituições públicas e privadas para ajudar no combate à lavagem de dinheiro. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas no site do evento. Quem não puder comparecer pessoalmente, pode acompanhar as palestras pela internet.
Partido de Lula decidiu apoiar a candidatura de Alcolumbre para presidência do Senado
Leia MaisVitória do republicano gera preocupações na economia e no relacionamento com o governo Lula
Leia MaisAutoridade Nacional de Proteção de Dados abre processo que pode gerar multas à empresa
Leia MaisSusep multa empresa em 2 milhões de reais por auditorias ineptas das demonstrações contábeis do IRB
Leia MaisPF indicia nove pessoas por morte do jornalista Dom Phillips e do ambientalista Bruno Pereira, no AM
Leia MaisCorregedor-geral de PE arquiva investigação contra juiz do processo de falência da usina
Leia MaisO drible do Tigrinho
Associação de operadoras de internet diz que bloqueio de bets irregulares é medida ineficaz
Leia MaisJustiça manda FGC pagar indenização a credores do finado Banco Cruzeiro do Sul.
Leia MaisDesembargador do TJ-SP é indiciado por esquema de venda de sentenças e lavagem de dinheiro
Leia MaisJustiça rejeita pedido dos fundadores da plataforma em ação judicial contra o Itaú BBA e Magalu
Leia MaisPetista é mais um a tentar convencer o ministro Kassio Nunes Marques a aceitar acordo da PGFN
Leia MaisPerfil do governo venezuelano posta imagem com crítica a Lula, em meio a crise por entrada nos Brics
Leia MaisAliados creem que postura do presidente na sucessão da Câmara trai fragilidade física e mental dele
Leia MaisComissão de juízes da Laginha ignora decisões de ministro do STF e prossegue com processo
Leia MaisSTJ manda tribunal julgar reclamação da J&F na disputa com a Paper pela Eldorado Celulose
Leia Mais