Sobrou para Galípolo

Redação
Publicada em 29/11/2024 às 12:57
O futuro presidente do BC, Gabriel Galípolo, terá de fazer mais maldades que o esperado Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Com o dólar cotado a 6,11 reais nesta sexta-feira (29), duas coisas estão claras. O mercado não aceitou bem o pacote de ajuste fiscal anunciado pelo governo federal. Em outra vertente, o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, terá um início de mandato muito mais difícil do que se esperava a partir de janeiro.

Quando o governo Lula começou a falar no plano de corte de gastos, no início do outubro, o dólar era negociado a 5,46 reais. Chegou a 6 reais na quinta-feira (28), após o anúncio oficial das medidas e disparou nesta sexta de manhã, após os agentes se debruçarem sobre o conteúdo.

Ficou a impressão que, ao anunciar junto com medidas de corte de despesas uma renúncia fiscal que pode chegar a 40 bilhões de reais - com a isenção de Imposto de Renda a quem ganha até 5 mil reais mensais -, o governo está menos preocupado com o déficit fiscal e o crescimento da dívida pública, a maior fragilidade econômica do país hoje.

No final de outubro, quando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou as medidas ao presidente Lula, o consenso no mercado era que o Banco Central relevaria os juros em 0,5 ponto percentual na reunião de dezembro, que começa na terça-feira (03), e chegaria a 12%.

Com o atraso do governo e a má recepção das medidas pelo mercado, é quase consenso hoje que a alta dos juros será de 0,75 ponto percentual e a Selic pode passar dos 13% em 2026.    

Isso significa que Galípolo, escolhido por Lula, pode ter de ser mais duro, ter de elevar os juros em ritmo mais rápido e numa dimensão maior. Quando Galípolo foi apontado por Lula para o cargo, e não havia a conversa sobre o pacote, estimava-se que o BC elevaria os juros este ano. Sobraria uma parte menor da maldade para ser feita por Galípolo. Isso mudou. 

Culpado por tabela

18/06/2025 às 19:29

Costa Câmara é preso por conversa do seu advogado com Mauro Cid; que passou ileso por Moraes

Leia Mais

Suprema segurança

18/06/2025 às 19:07

Por unanimidade, ministros do STF concedem proteção vitalícia a ex-integrantes da corte

Leia Mais

Direita trava votação de acordo de extradição com a Argentina, que pode atingir fugitivos

Leia Mais

A bronca em Motta

18/06/2025 às 15:00

Colegas disseram ele parecia mais um integrante do governo do que presidente da Câmara

Leia Mais
Exclusivo

O dossiê da Abin

18/06/2025 às 12:00

PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação

Leia Mais

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Conversa a sós na Abin

18/06/2025 às 00:48

Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF

Leia Mais

Comissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre

Leia Mais

Aneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa

Leia Mais

Elmar quer o TCU

17/06/2025 às 19:33

Deputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta

Leia Mais

Foz explorada

17/06/2025 às 16:52

Extração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC

Leia Mais

OAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia

Leia Mais

Vazou, pagou

17/06/2025 às 15:38

Dona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários

Leia Mais

Ministro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados

Leia Mais

Frente a frente

17/06/2025 às 13:08

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro

Leia Mais