Para cima das operadoras
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) abriu processos contra 17 operadoras de planos de saúde e quatro associações por práticas abusivas, como cancelamentos unilaterais de contratos e descredenciamento de hospitais e clínicas. O órgão aponta que essas ações, respaldadas por lacunas nas regulamentações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), desrespeitam os direitos dos consumidores previstos no Código de Defesa do Consumidor.
A nota técnica da Senacon revela que, entre 2023 e 2024, ao menos 356 mil contratos foram cancelados unilateralmente, segundo informações fornecidas por operadoras como Hapvida, Bradesco Saúde, Unimed Nacional e SulAmérica. A Hapvida lidera os registros, com 287 mil cancelamentos, seguida pela Bradesco Saúde, com 54.512 contratos encerrados, e pela Unimed Nacional, com 13 mil cancelamentos, atingindo 82.992 beneficiários.
Além dos cancelamentos, a investigação identificou o descredenciamento de pelo menos 1.192 estabelecimentos de saúde, incluindo hospitais e clínicas. A Amil foi responsável por 554 descredenciamentos, enquanto a SulAmérica reportou a retirada de 40 hospitais de sua rede. Operadoras como Golden Cross e Care Plus também relataram números expressivos, com 306 e 153 descredenciamentos, respectivamente.
O total de cancelamentos de contratos e descredenciamento de rede de atendimento pode ser ainda maior, já que algumas empresas não apresentaram informações completas.
De acordo com a nota técnica, as empresas alegam que cancelamentos e descredenciamentos estão de acordo com a lei. Para a Senacon, as operadoras têm utilizado lacunas contratuais ou interpretado normas de forma prejudicial ao consumidor para justificar rescisões
Com a instauração do processo, as empresas serão devidamente notificadas e terão prazo para apresentar defesa e corrigir eventuais irregularidades.
Leia a nota técnica da Senacon
Polícia investiga cooperativa do Espírito Santo que recebeu R$ 42 milhões desviados de ataque hacker
Leia MaisZanin devolve investigação de venda de sentenças no TJMT ao STJ, onde há servidores envolvidos
Leia MaisPoliciais fazem buscas contra deputado federal Junior Mano, do Ceará, por fraudes com emendas
Leia MaisJustiça mantém prisão temporária de funcionário que facilitou ataque hacker a sistema financeiro
Leia MaisEmpresa negocia dívida bilionária com União e, por conta disso, atrasa entrega de documentos à CVM
Leia Mais11 anos por terrorismo
Justiça condena homem que recrutava brasileiros para atuar pelo Estado Islâmico
Leia MaisTrump critica processo contra ex-presidente, em meio a ameaças econômicas contra membros dos Brics
Leia MaisO cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia Mais