Inquietação na ANP
À medida que aumenta a pressão do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) para emplacar o aliado Pietro Mendes como diretor-geral da ANP, a Agência Nacional de Petróleo, cresce o temor de servidores com o que julgam riscos de o órgão ficar a reboque de interesses econômicos ou ideológicos.
No mês passado, o Bastidor noticiou que as articulações de Silveira em benefício do aliado estavam avançadas. Mais recentemente, o favoritismo de Mendes aumentou.
As preocupações iniciais de membros da ANP diziam respeito a uma provável regulação do preço do gás. Agora, vai além. A inquietação escalou com a pressão que Silveira exerceu na Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, para concretizar a venda da Amazonas Energia para a Âmbar, dos irmãos Wesley e Joesley Batista.
A avaliação é que Mendes, caso assuma, forçará agendas do governo a pedido do ministro. Se confirmado, a primeira missão será tranquilizar os servidores da ANP a respeito de suas intenções.
O mandato de Rodolfo Saboia, atual diretor-geral, termina no fim do ano. O nome de Mendes, se for mesmo o escolhido pelo presidente Lula, dependerá de aprovação no Senado.
Mendes é o atual presidente do conselho de Administração da Petrobras e o Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível do Ministério de Minas e Energia. A atuação nos dois postos já foi contestada na justiça.
O dossiê da Abin
PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação
Leia Mais2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato
Leia MaisConversa a sós na Abin
Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF
Leia MaisComissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre
Leia MaisAneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa
Leia MaisDeputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta
Leia MaisExtração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC
Leia MaisOAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia
Leia MaisDona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários
Leia MaisMinistro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia MaisPonto final na 'Abin paralela'
PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo
Leia MaisDisputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria
Leia MaisCorretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos
Leia MaisRede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União
Leia Mais