Guedes tenta reunião com secretário-geral da OCDE

Arnaldo Galvão
Publicada em 03/06/2021 às 06:00
Foto: Erivaldo Gomes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tenta marcar uma reunião em julho com o novo secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o australiano Mathias Cormann.

A missão de Guedes é obter um sinal mais claro sobre as reais chances de o país ser formalmente admitido como integrante. O pedido foi apresentado em 2017 e a OCDE terá uma reunião ministerial em outubro. Se for admitido, a negociação leva de dois a quatro anos para ser concluída. Nos bastidores da organização, é preciso ter apoio dos Estados Unidos e da União Europeia.

Na medida do politicamente possível, o Brasil tem dado andamento às inúmeras tarefas para ser admitido na OCDE, apelidada de “clube dos países ricos”. O objetivo dessa prioridade da política externa brasileira é dar um sinal claro de segurança jurídica para os investidores.

O secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes, informa que o Brasil já avançou em mais de 100 instrumentos das melhores práticas da OCDE, pouco menos da metade exigida. “Avaliamos que o Brasil tem condição de aderir a dois terços dos instrumentos. O resto depende de reformas que podem ser aprovadas no Congresso”, diz Gomes.

Gomes acaba de ser nomeado integrante do comitê gestor tripartite que coordena o acesso do Brasil à OCDE. Fazem parte dele representantes do Itamaraty, do Ministério da Economia e da Casa Civil.

“Sabemos que o crescimento econômico é o que mais atrai investimentos, mas fazer parte da OCDE é ver reconhecidas práticas valorizadas pelos investidores. Será um ganho enorme para os negócios. Muitos fundos de investimento e fundos soberanos reservam a maior parte dos seus recursos a países da OCDE”, afirma Gomes.      

Exclusivo

Laranjas no Pará

30/06/2025 às 10:00

PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho

Leia Mais

Alcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas

Leia Mais

Tribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha

Leia Mais

Gonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial

Leia Mais

Prefeito na cadeia

27/06/2025 às 11:24

Eduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ

Leia Mais

Felix na Overclean

27/06/2025 às 10:12

PF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia

Leia Mais

Supremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas

Leia Mais

Presidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF

Leia Mais

Apesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC

Leia Mais

Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte

Leia Mais
Exclusivo

Dupla remuneração em xeque

26/06/2025 às 11:50

Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam

Leia Mais

Ministro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet

Leia Mais

Em dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula

Leia Mais

Cerco à delação

25/06/2025 às 18:25

Wajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid

Leia Mais

Me deixem pra lá

25/06/2025 às 16:36

Indiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada

Leia Mais