Bradesco com carne
A Superintendência-Geral do Cade aprovou a compra de 50% do Banco John Deere pela Bradesco Holding de Investimentos (BHI) sem restrições. A operação ainda precisa ser aprovada pelo Banco Central, o que deve ocorrer em breve.
A parceria com o John Deere é uma etapa fundamental na estratégia de Marcelo Noronha, CEO do Bradesco há quase um ano, para estreitar a relação do banco com o agro brasileiro. Executivos do Bradesco admitem, sob reserva, que a gestão anterior do banco, então comandado por Octavio de Lazari, prejudicou a posição do grupo junto ao setor. Tanto em termos reputacionais quanto em oportunidades perdidas de crédito aos produtores rurais.
Não sai da memória dos executivos - e de tantos outros funcionários do Bradesco - a propaganda desastrosa de 2021, na qual influenciadoras criticavam o consumo de carne, associavam a criação de gado à crise climática e pediam uma "segunda-feira vegetariana".
A reação foi imediata e pesada. Após severas críticas de produtores rurais e grandes nomes do agro, o Bradesco se distanciou da propaganda e precisou gastar muito dinheiro com publicidade para conter danos.
Internamente, não foram poucos os executivos e funcionários graduados que viram no episódio uma evidência de um problema mais profundo: a falta de direção do Bradesco em meio a mudanças substantivas no setor bancário e nos mercados atendidos pelo grupo.
Sob Lazari, o Bradesco assistiu a uma ascensão forte do Itaú, seu principal concorrente entre os grandes bancos. Agora, Noronha e a nova cúpula do Bradesco tentam executar uma estratégia que recoloque o banco num caminho claro para competir de maneira mais agressiva - e isso inclui o crédito ao agro brasileiro.
O John Deere no portfolio do Bradesco
A decisão do Cade, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (17), permitirá ao Bradesco ampliar sua atuação nos setores de agronegócio e construção, oferecendo mais financiamentos e serviços aos clientes da John Deere. Segundo as empresas, a operação também ajudará o Grupo Deere a expandir suas operações no Brasil e diversificar as opções de financiamento para seus equipamentos e serviços.
O Banco John Deere continuará operando sob sua marca atual, e o Bradesco espera fortalecer o relacionamento com os clientes, especialmente no financiamento de maquinário agrícola, que é o foco principal da John Deere.
O Bradesco lidera entre os bancos privados no crédito rural, com cerca de 120 bilhões de reais em operações de crédito no setor agro. A aquisição oferece à instituição financeira acesso à rede de concessionárias e revendas da John Deere, ampliando seu alcance junto aos produtores rurais, que tem sido seu maior desafio na busca da ampliação de sua carteira no setor.
O valor da transação não foi divulgado, mas o Bradesco informou que a compra não terá impacto significativo em seu índice de capitalização.
STF tem dois votos para derrubar suspensão da Câmara em ação penal contra Alexandre Ramagem
Leia MaisINSS manda fintech suspender antecipação de benefício devido a cobrança de taxa considerada abusiva
Leia MaisJustiça Federal do Mato Grosso do Sul mantém suspensa transferência da Eldorado para a Paper
Leia MaisSTF examina nesta sexta decisão da Câmara de suspender ação penal do golpe contra Alexandre Ramagem
Leia MaisAérea anuncia acerto com um dos maiores credores e dá prazo para fim da recuperação judicial
Leia MaisFlávio Dino manda CGU aprofundar auditorias e encaminhar casos para Procuradoria abrir ações
Leia MaisBrasília vazia: cúpula do poder estará em Nova York na semana que vem em eventos privados. De novo
Leia MaisO Bastidor publica direito de resposta a Gabriel Cepeda Gonçalves
Leia MaisEm afronta ao STF, Câmara suspende ação penal contra deputado para tentar ajudar Bolsonaro
Leia MaisGilmar Mendes nega pedidos para afastar Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF
Leia MaisFilho de Sarney, vice-presidente da CBF adere a pedido para remover Ednaldo Rodrigues da presidência
Leia MaisCâmara aprova projeto que aumenta número de vagas e pode ampliar gastos com emendas
Leia MaisJustiça dos EUA condena NSO Group a pagar milhões de dólares por hackear usuários do WhatsApp
Leia MaisA pedido do Ministério Público, juiz do Distrito Federal impede que BRB finalize compra do Master
Leia MaisPlano de trabalho prevê votar isenção do IR em julho, mas questões do relator desautorizam otimismo
Leia Mais