Bradesco com carne

Karen Couto
Publicada em 17/09/2024 às 12:19
Marcelo Noronha, CEO do Bradesco, quer ampliar o alcance do banco no agronegócio Foto: Cacalos Garrastazu/Febraban

A Superintendência-Geral do Cade aprovou a compra de 50% do Banco John Deere pela Bradesco Holding de Investimentos (BHI) sem restrições. A operação ainda precisa ser aprovada pelo Banco Central, o que deve ocorrer em breve.

A parceria com o John Deere é uma etapa fundamental na estratégia de Marcelo Noronha, CEO do Bradesco há quase um ano, para estreitar a relação do banco com o agro brasileiro. Executivos do Bradesco admitem, sob reserva, que a gestão anterior do banco, então comandado por Octavio de Lazari, prejudicou a posição do grupo junto ao setor. Tanto em termos reputacionais quanto em oportunidades perdidas de crédito aos produtores rurais.

Não sai da memória dos executivos - e de tantos outros funcionários do Bradesco - a propaganda desastrosa de 2021, na qual influenciadoras criticavam o consumo de carne, associavam a criação de gado à crise climática e pediam uma "segunda-feira vegetariana".

A reação foi imediata e pesada. Após severas críticas de produtores rurais e grandes nomes do agro, o Bradesco se distanciou da propaganda e precisou gastar muito dinheiro com publicidade para conter danos.

Internamente, não foram poucos os executivos e funcionários graduados que viram no episódio uma evidência de um problema mais profundo: a falta de direção do Bradesco em meio a mudanças substantivas no setor bancário e nos mercados atendidos pelo grupo.

Sob Lazari, o Bradesco assistiu a uma ascensão forte do Itaú, seu principal concorrente entre os grandes bancos. Agora, Noronha e a nova cúpula do Bradesco tentam executar uma estratégia que recoloque o banco num caminho claro para competir de maneira mais agressiva - e isso inclui o crédito ao agro brasileiro.

O John Deere no portfolio do Bradesco

A decisão do Cade, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (17), permitirá ao Bradesco ampliar sua atuação nos setores de agronegócio e construção, oferecendo mais financiamentos e serviços aos clientes da John Deere. Segundo as empresas, a operação também ajudará o Grupo Deere a expandir suas operações no Brasil e diversificar as opções de financiamento para seus equipamentos e serviços.

O Banco John Deere continuará operando sob sua marca atual, e o Bradesco espera fortalecer o relacionamento com os clientes, especialmente no financiamento de maquinário agrícola, que é o foco principal da John Deere.

O Bradesco lidera entre os bancos privados no crédito rural, com cerca de 120 bilhões de reais em operações de crédito no setor agro. A aquisição oferece à instituição financeira acesso à rede de concessionárias e revendas da John Deere, ampliando seu alcance junto aos produtores rurais, que tem sido seu maior desafio na busca da ampliação de sua carteira no setor.

O valor da transação não foi divulgado, mas o Bradesco informou que a compra não terá impacto significativo em seu índice de capitalização.

Câmara deve votar hoje projeto que flexibiliza regras para compras públicas durante calamidades.

Leia Mais

Pesquisa Quaest indica que a cadeirada pode estar tirando eleitores de Pablo Marçal em São Paulo

Leia Mais

MPF denunciou três italianos e seis brasileiros por lavagem de dinheiro da máfia

Leia Mais

CNJ determina que denúncias contra Silvio Beltrão sejam investigadas por corregedoria

Leia Mais

Desembargador que atrasa processo compra governador de Alagoas alega que caso é complexo

Leia Mais

Ex-ministro Sílvio Almeida será investigado por assédio sexual sob supervisão do Supremo

Leia Mais

Ministro do Supremo é internado com broncopneumonia por causa da fumaça das queimadas em

Leia Mais

PGR denuncia deputados do PL por tentarem desviar 1,6 milhões de reais de emendas parlamentares

Leia Mais

Falência não pode ser estendida a empresas de um mesmo grupo só por conta dessa ligação

Leia Mais

Governo edita portaria que proíbe de vez sites de apostas não cadastrados a partir de 1º de outubro

Leia Mais

Caixa gastará ao menos R$ 14 mi em indenizações por casos de assédio na gestão do ex-presidente

Leia Mais

Juíza negou pedido para suspender decisão da ANP que revogou licença de funcionamento da empresa

Leia Mais

A política saiu do modo tradicional para lidar com uma anormalidade chamada Pablo Marçal

Leia Mais

Dupla jornada

16/09/2024 às 13:03

Depois de ordenar combate a incêndios, Flávio Dino facilita vida do governo em gastos contra o fogo

Leia Mais

Ministro Odair

16/09/2024 às 06:00

Líder do PT na Câmara recebeu promessa de vaga no TCU para apoiar Hugo Motta

Leia Mais