BC vê crescimento menor e mais inflação neste ano

Arnaldo Galvão
Publicada em 25/03/2021 às 10:04
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O relatório trimestral de inflação do Banco Central trouxe perspectivas deterioradas para dois indicadores fundamentais da economia.

A previsão de crescimento do PIB deste ano foi reduzida de 3,8% para 3,6%. Alguns analistas calculam que o avanço em 2021 será ainda menor, em torno de 2%. No ano passado houve encolhimento de 4,1% com relação a 2019.

O BC também aumentou a perspectiva da inflação de 2021. O IPCA previsto para este ano era de 3,4% no relatório de dezembro, mas subiu para 5,0%.

No relatório, o BC afirma que a projeção para o PIB é de recuo moderado ao longo do primeiro semestre, seguido de recuperação relevante nos últimos dois trimestres do ano, mas com a condição das reduções de internações e mortes por Covid-19 e avanço da vacinação.

Segundo o BC, o agravamento recente da crise sanitária interrompe ou atrasa a recuperação da atividade econômica. Dados já apontam recuo da mobilidade nos municípios mais atingidos pela alta recente nos casos de Covid-19. Com o agravamento da pandemia nas demais localidades, pode haver queda de alguns indicadores de atividade econômica já em março.