Um partido perdido

Leandro Loyola
Publicada em 08/02/2024 às 19:00
Valdemar e Bolsonaro estão proibidos até de conversar Foto: Marina Uezima/Brazil Photo Press/Folhapress

Além do próprio Jair Bolsonaro e dos outros alvos, o maior prejudicado pela operação Tempus Veritatis é o PL. Valdemar Costa Neto, presidente do partido, foi preso por ter uma arma ilegal em casa e seus integrantes não se entendem nem sobre como reagir à pancada nas redes sociais. Será difícil para o PL fechar alianças e decidir candidaturas para as eleições de outubro.  

O prejuízo mais imediato é a tentativa de trazer o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e fazê-lo candidato a presidente em 2026. A investida é um projeto pessoal de Bolsonaro, que confia em Tarcísio como seu sucessor. Mas com Bolsonaro mais prejudicado do que já estava, o partido tem pouco a oferecer para o governador sair do Republicanos. 

Com o PL desarrumado, escolado com o temperamento mercurial da turba bolsonarista, aconselhado por Gilberto Kassab a não ir e cortejado por Lula, Tarcísio tem poucas vantagens em trocar de partido neste momento. As conversas estão interrompidas e outros partidos terão vantagem no assédio a Tarcísio, visto como primeira opção para a direita.  

 Outras conversas fundamentais para as eleições ficam prejudicadas. Uma delas é a indicação de um vice para o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, candidato à reeleição. Nunes é um candidato que quer o apoio bolsonarista, mas tem vergonha de tirar foto com Jair Bolsonaro. Ele precisa do vice bolsonarista, mas sua timidez de aparecer e dar créditos ao ex-presidente tende a aumentar com a operação.  

O PL é um partido problemático. Em 2021, Valdemar aceitou a vinda de Bolsonaro com seus parlamentares bolsonaristas. Em 2022, o PL elegeu as maiores bancadas do Congresso, o que lhe rendeu a maior fatia do fundo eleitoral. Foi um bom negócio.

Mas os novatos bolsonaristas e os veteranos do PL, muitos deles centrão de quatro costados, nunca se entenderam. Apesar de grande, a bancada do PL não teve nenhuma vitória relevante – tanto que a oposição bolsonarista pouco incomodou o governo Lula no ano passado. Sua principal iniciativa, a CPI do 8 de Janeiro, gerou provas contra os próprios criadores.

Mas nada é tão ruim que não possa piorar um pouco. Pela decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro e Valdemar não podem conversar. Na prática, as duas pessoas que decidem no PL não podem se falar. Se quando podiam havia desentendimentos, com a intermediação de terceiros é pequeno o risco de as coisas darem certo.

E ainda tem multa

31/03/2025 às 12:19

Primeira Turma do STF forma maioria para obrigar Bolsonaro a pagar por propaganda irregular em 2022

Leia Mais

Auditoria no Perse

28/03/2025 às 12:30

Após atingir limite de R$ 15 bilhões, programa será suspenso e auditado pela Receita Federal

Leia Mais

Menos um

27/03/2025 às 21:40

PGR pede arquivamento de investigação contra Jair Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

Leia Mais

Sem conseguir na Vale, governo emplaca ex-ministro da Fazenda no conselho da ex-estatal

Leia Mais

Inapta a funcionar

27/03/2025 às 18:00

Governo de São Paulo mantém decisão que cassou licença da distribuidora de combustíveis SSOil

Leia Mais

Para o fim da fila

27/03/2025 às 14:09

Supremo adia para maio julgamento de militares e policial acusados de tramar golpe de Estado

Leia Mais

Empresário terá de arcar com dívida tributária de 3,5 bilhões de reais da mineradora MMX

Leia Mais

Em acordo, Eletrobras dá mais vagas em conselhos ao governo e se livra de investir na Eletronuclear

Leia Mais

Agora réu, resta a Bolsonaro convoca outro ato por uma anistia que só ele quer e se dizer candidato

Leia Mais

Oficialmente réu

26/03/2025 às 13:31

Primeira Turma do STF aceita denúncia da PGR e torna Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe

Leia Mais

Amizade suspeita

26/03/2025 às 12:01

Desembargador do TJMT será investigado por relação com advogado acusado de corromper magistrados

Leia Mais

Moraes vota por aceitar a denúncia contra ex-presidente e aliados por tentativa de golpe de estado

Leia Mais

Safra é multado em 2,7 milhões de reais por dar crédito consignado sem clientes pedirem

Leia Mais

Defesa demolida

25/03/2025 às 19:01

Primeira Turma do STF rejeita argumentos para parar ação contra Bolsonaro por golpe de estado

Leia Mais

Contra Broedel

25/03/2025 às 18:20

Itaú entra com terceiro processo contra CFO e cobra 6,6 milhões de reais por contratos não cumpridos

Leia Mais