Sem sair na foto
O protagonismo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na renegociação da dívida de Minas Gerais com a União não deixou somente o governador do estado, Romeu Zema (Novo), indignado com o presidente Lula.
Lideranças do PT de Minas ficaram “decepcionadas” com o Palácio do Planalto, segundo um parlamentar disse ao Bastidor. No estado, que é o terceiro maior colégio eleitoral do país, o partido busca ocupar um espaço desde 2018, com a derrota de Fernando Pimentel na eleição para governador. O petista sequer foi ao segundo turno, disputado por Zema e Antonio Anastasia.
A ausência do PT na mesa de negociação, que é considerada determinante para a eleição de 2026, foi vista por parte da direção estadual do partido como uma determinação de Lula para que PT e PSD caminhem juntos no próximo pleito, como ocorreu em 2022.
Os petistas, que apoiaram Alexandre Kalil para governador, sequer tiveram candidato ao Senado, já que a vaga na chapa foi ocupada pelo atual ministro de Minas e Energia.
Um articulador político do governo aponta para duas situações em favor da decisão de Lula em optar pelo protagonismo dos aliados: 1- a bancada do PT de Minas, sem Pacheco e Silveira, não teria força para encarar sozinha a resistência de Zema; 2 - ainda há algo mal resolvido entre Lula e o PT mineiro, que não assumiu nenhum ministério por opção do presidente. Um dos nomes cotados, Reginaldo Lopes, acabou preterido por parlamentares do centrão.
A participação de algum petista nas negociações, diz um deputado, seria importante até para as eleições municipais de 2024. O deputado Rogério Correia, por exemplo, é pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte e ainda não saiu na foto ao lado de Lula, Pacheco e Silveira.
O cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia Mais