Os promotores do terror
Nos últimos dois meses, vários atores contribuíram para a barbárie golpista que tomou conta de Brasília, num dos dias mais tristes da história do país. Os grupos bolsonaristas que se aglomeram em quartéis desde o resultado das eleições são orquestrados por pessoas que não aparecem regularmente em público.
Em Brasília, Oswaldo Eustáquio e Ana Priscila Azevedo tiveram papel fundamental. Eles não atuam diretamente juntos, mas o discurso de um ajuda o do outro nas narrativas golpistas. Os dois trabalham para colocar medo e incentivar as aspirações golpistas na capital em grupos que o Bastidor acompanha.
Ambos fornecem aos manifestantes informações falsas e incentivam atos extremistas. A retórica serve para alimentar os anseios e os medos dos acampados em frente ao quartel general do Exército. O Bastidor já havia demonstrado como os dois atuaram na tentativa de invasão à sede da Polícia Federal, em dezembro.
Durante a semana passada, a atuação de ambos contribuiu para a barbárie deste domingo. Na quarta-feira, Eustáquio fez uma live com o suplente de deputado federal Renato Garparin, do Republicanos do Paraná, na qual incentivou a ação que aconteceu neste domingo.
Em grupos do Telegram mantidos por Ana Priscila, o vídeo de Eustáquio começou a ganhar tração entre os seguidores. Na sexta-feira, os primeiros ares da invasão já eram mais factíveis. Ana Priscila divulgou uma espécie de manual, sobre como os manifestantes deveriam se vestir neste domingo, a fim de tentarem evitar a truculência policial.
O vídeo de Eustáquio ganhou destaque nacional e foi um dos motivadores para que milhares de manifestantes decidissem ir a Brasília. Os primeiros começaram a chegar ao acampamento na sexta-feira à noite.
Quem são esses dois?
Ana Priscila Azevedo se diz intervencionista: não importa o presidente, quer um governo militar. Ela defende abertamente o armamento da população e o uso da força. É uma das grandes responsáveis pelo discurso das "72 horas", que ficava prometendo alguma ação de militares contra a eleição de Lula - o que nunca aconteceu.
Eustáquio é velho conhecido do Bolsonarismo. Em 2020, foi preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito do inquérito das milícias digitais. Ganhou notoriedade dentro do governo a ponto de conseguir uma nomeação para a própria mulher, Sandra Terena, no Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos. Terena saiu de sob suspeita de corrupção.
O roteiro do desastre
No sábado, ainda sob informações desencontradas, os manifestantes estavam perdidos, esperando a chegada de mais ônibus à capital. À noite surgiram vídeos de grupos gritando palavras de ordem na praça de alimentação de um shopping de Brasília.
Durante a manhã, os primeiros manifestantes começaram a se concentrar nas proximidades do Congresso Nacional. Ainda eram poucos até o meio-dia. Foi neste momento que Ana Priscila voltou a atuar, forçando os seguidores dela a divulgarem uma convocação para quem estava no quartel ir à Esplanada.
Houve alguma resistência, mas quem sugeria a manutenção do ato no quartel era taxado de "petista infiltrado". Marcaram um horário e, por volta das 13h30, milhares de pessoas seguiram à Esplanada.
Por volta das 14h15, já havia os primeiros vídeos de marcha em direção à sede dos Três Poderes. Cerca de meia hora depois, vieram os vídeos da invasão ao Congresso. Na sequência, os alvos foram o STF e o Palácio do Planalto.
No auge da confusão, Ana Priscila começou a publicar vídeos em que comemorava a ação. Em um deles, ela debocha de uma caminhonete da Polícia Legislativa, que foi empurrada para a lâmina d'água, em frente ao Congresso.
Pesquisa Quaest mostra que até o núcleo do eleitorado do presidente está descontente com seu governo
Leia MaisTST anula processo em que sobrinha e tio simularam ação trabalhista para não fugir de credores
Leia MaisGoverno e oposição se unem e aprovam projeto para retaliar tarifas impostas pelos EUA
Leia MaisPrazo para Âmbar Energia, da J&F, assumir de vez a Amazonas Energia termina no fim de abril
Leia MaisMPF denuncia 13 ex-executivos por fraude de R$ 25 bilhões na Americanas
Leia MaisDois desembargadores querem disputar a presidência, mas dependem da posição de Torres Garcia
Leia MaisAgente da Abin afirma que governo Lula fez operação para hackear autoridades paraguaias
Leia MaisRei do Laranjal aparece em evento como representante de empresa que nega ser sua
Leia MaisDeputado da oposição tenta convocar ministra dos Povos Indígenas para falar sobre acerto com Ambipar
Leia MaisPrimeira Turma do STF forma maioria para obrigar Bolsonaro a pagar por propaganda irregular em 2022
Leia MaisMoraes encerra investigação contra Bolsonaro por falsificar de cartão de vacinação
Leia MaisDias Toffoli vota para manter sua decisão que anula atos da Lava Jato contra Palocci
Leia MaisApós atingir limite de R$ 15 bilhões, programa será suspenso e auditado pela Receita Federal
Leia MaisPGR pede arquivamento de investigação contra Jair Bolsonaro por fraude em cartão de vacina
Leia MaisSem conseguir na Vale, governo emplaca ex-ministro da Fazenda no conselho da ex-estatal
Leia Mais