Ordens de Bolsonaro favoreceram baderna lucrativa na negociação de vacinas

Diego Escosteguy
Publicada em 19/07/2021 às 15:47
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Há uma informação essencial para compreender a zona em que se tornou o Ministério da Saúde entre fevereiro e março - momento no qual o general Eduardo Pazuello, o coronel Elcio Franco e o ex-homem do centrão na pasta Roberto Dias negociavam vacinas com qualquer um que aparecesse.

A vacinação começou no Brasil em janeiro, por meio da Coronavac. Em seguida, viria a AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz.

Quando João Doria, padrinho político da Coronavac, parecia ganhar força em virtude da vacinação, o presidente Jair Bolsonaro disse a seus subordinados no Planalto e no Ministério da Saúde que o governo precisava reagir. Era imperativo diminuir a vitória política de Doria.

Em fevereiro, o presidente deu seguidas ordens e cobrou seus auxiliares para que conseguissem outras vacinas - e as mesmas vacinas de outros fornecedores, mesmo que isso fosse impossível, como sabiam alguns desses subordinados.

Bolsonaro queria que Pazuello negociasse doses da AstraZeneca sem o intermédio da Friocruz, órgão repleto de comunistas, no entender do presidente. Também não queria doses da Coronavac do "calça apertada", como se refere a Doria.

Misturadas à incompetência dos militares e à atuação de espertalhões, as ordens de Bolsonaro logo se traduziram em patuscada no Ministério da Saúde. Criaram um ambiente permissivo dentro da pasta.

Cobrados subitamente por vacinas, militares que até então ignoravam a Pfizer e outras farmacêuticas passaram a procurar e a receber qualquer um. Assinaram de modo atabalhoado a compra da Covaxin e da Sputnik - no começo de março, chegaram a pedir ainda mais doses das duas vacinas.

Em meio a essa barafunda, encontraram-se com um PM de Minas que dizia ter 400 milhões de doses da AstraZeneca sem os "comunistas" da Fiocruz e atravessadores que arrotavam ter como obter doses da Coronavac sem o Butantan do "calça apertada".

As suspeitas de corrupção nas negociações da Covaxin e da Pfizer surgem nesse ambiente de pânico e inépcia.

De longe, pode ser difícil acreditar em demonstrações tão flagrantes de, digamos, inteligência curta. De perto, tudo fica óbvio.

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Conversa a sós na Abin

18/06/2025 às 00:48

Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF

Leia Mais

Comissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre

Leia Mais

Aneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa

Leia Mais

Elmar quer o TCU

17/06/2025 às 19:33

Deputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta

Leia Mais

Foz explorada

17/06/2025 às 16:52

Extração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC

Leia Mais

OAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia

Leia Mais

Vazou, pagou

17/06/2025 às 15:38

Dona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários

Leia Mais

Ministro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados

Leia Mais

Frente a frente

17/06/2025 às 13:08

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro

Leia Mais
Exclusivo

Ponto final na 'Abin paralela'

17/06/2025 às 00:51

PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo

Leia Mais

Disputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria

Leia Mais

O vídeo da XP

16/06/2025 às 17:54

Corretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos

Leia Mais

Rede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União

Leia Mais

Alcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad

Leia Mais