O homem de confiança do PP e dos empresários na ANS
O advogado Paulo Rebello, indicado recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro para a Presidência da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, é homem de confiança dos chefes do PP e de empresários das operadoras de saúde. Não se trata, portanto, de uma indicação solitária do deputado Ricardo Barros, líder do governo na Câmara.
Paulinho, como é conhecido em Brasília, desfruta de boas relações com Ciro Nogueira e Aguinaldo Ribeiro, entre outros. Segundo fontes com conhecimento direto do assunto, Paulinho respeita bastante o fundador da Qualicorp, José Seripieri Filho, o Júnior.
Embora tenha fechado delação com a Procuradoria-Geral da República, Júnior ainda é investigado pela Polícia Federal. Delegados e procuradores com conhecimento do caso e, também, da colaboração, pretendem prosseguir nas investigações. Avaliam que o empresário omitiu informações relevantes na colaboração firmada com a PGR.
Paulinho, por sua vez, antes de entrar na ANS, ocupou cargos altamente estratégicos, desde 2012, em pastas comandadas pelo PP - entre elas, os Ministérios das Cidades, da Integração e da Saúde. O período coincidiu com suspeitas de corrupção do partido nos ministérios.
Para virar presidente da ANS, Paulinho, hoje diretor de Normas e Habilitação das Operadoras da agência, tem o apoio do centrão e de empresários influentes do setor de saúde. Ainda precisa ser sabatinado no Senado.
Atualização às 15h24:
A defesa de José Seripieri Filho enviou pedido de direito de resposta no qual afirma que "não há e jamais houve" algum "envolvimento ilícito" entre Paulo Rebello e Júnior, "como sugere" o Bastidor, segundo o advogado Raul Leite Cardoso, que representa o empresário.
O leitor pode verificar acima que não há qualquer sugestão nesse sentido.
O advogado de Seripieri Filho assevera que a reportagem "especula" que o delator omitiu informações relevantes em sua colaboração, "como se tivesse mentido às autoridades para proteger determinadas pessoas". "Isso também nunca ocorreu", diz o texto do advogado, referindo-se, depreende-se, ao ato de mentir citado somente na missiva dele. Em sua carta, Seripieri, por meio de seu advogado, não nega claramente ter omitido informações aos investigadores.
O leitor pode verificar acima que a reportagem limita-se a afirmar que delegados e procuradores envolvidos nas investigações avaliam que Seripieri omitiu informações relevantes no acordo de colaboração premiada fechado com a PGR.
Por ocasião da missiva de Seripieri Filho e à guisa de esclarecimento ao leitor, ressalte-se que a colaboração premiada é um instrumento legal no qual o criminoso firma voluntariamente, junto ao Ministério Público e à Justiça, sua disposição de confessar - e cessar - suas atividades delitivas. Compromete-se a ressarcir os cofres públicos em razão de suas práticas criminosas e se obriga a empreender todos os esforços possíveis para colaborar efetivamente com o correto deslinde de investigações penais.
Atualização às 15h de 8 de fevereiro de 2023:
Por ordem do juiz Helmer Augusto Toqueton Amaral, da Oitava Vara Cível de São Paulo, o Bastidor publica o seguinte direito de resposta:
CVM proíbe empresário a ofertar sua criptomoeda, vinculada à produção de uma suposta super cana
Leia MaisEvento patrocinado pelas Forças Armadas, terá a participação de país que vive sob sanções dos EUA
Leia MaisGoverno e oposição travam projeto do Novo Código Eleitoral e encurtam espaço para debate do projeto
Leia MaisJuiz concorda com a corretora em caso de empresário que a acusa de coagir o filho e causar prejuízo
Leia MaisPesquisa Quaest mostra que até o núcleo do eleitorado do presidente está descontente com seu governo
Leia MaisFachin diverge de Dias Toffoli e vota contra anulação de processos da Lava Jato contra ex-ministro
Leia MaisMinistro Flávio Dino manda estados e municípios detalharem gastos de mais de 6 mil emendas pix
Leia MaisMais próximo de Bolsonaro, o presidente do PSD quer ser vice de Tarcísio ou candidato a governador
Leia MaisTST anula processo em que sobrinha e tio simularam ação trabalhista para não fugir de credores
Leia MaisGoverno e oposição se unem e aprovam projeto para retaliar tarifas impostas pelos EUA
Leia MaisPrazo para Âmbar Energia, da J&F, assumir de vez a Amazonas Energia termina no fim de abril
Leia MaisMPF denuncia 13 ex-executivos por fraude de R$ 25 bilhões na Americanas
Leia MaisDois desembargadores querem disputar a presidência, mas dependem da posição de Torres Garcia
Leia MaisAgente da Abin afirma que governo Lula fez operação para hackear autoridades paraguaias
Leia MaisRei do Laranjal aparece em evento como representante de empresa que nega ser sua
Leia Mais