O efeito Biden vem aí

Leandro Loyola
Publicada em 21/10/2024 às 12:32
O Planalto divulgou nesta segunda a primeira imagem do presidente Lula após o acidente doméstico. Ele se reuniu com o ministro Alexandre Padilha e o assessor especial Celso Amorim Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Por enquanto, as especulações nas redes sociais em torno do acidente doméstico de sábado que fez o presidente Lula cancelar a viagem a Kazam, na Rússia, para a reunião do Brics, estão na vertente do absurdo. Variam do tradicional “foi algo muito mais grave do que está dizendo” a uma desculpa para não encontrar líderes mundiais.

Mas esta temporada vai passar e o acidente dará um fato concreto para discurso eleitoral. Lula terá 81 anos em outubro de 2026, data da próxima eleição. Sua saúde e a desconfiança sobre sua capacidade de governar por um quarto mandato, até os 85 anos, entram no cardápio de possíveis discursos para a oposição.

Daqui até lá, as atitudes de Lula serão examinadas de perto, em busca de sinais de que está debilitado. Por mais que sua saúde seja tratada com transparência – coisa que tradicionalmente não acontece no Brasil -, é inescapável que tudo seja examinado e questionado pelos adversários. 

Nesta segunda, o Planalto divulgou a primeira imagem oficial de Lula após o acidente, em reunião com o ministro das Relações Instirucionais, Alexandre Padilha, e assessor especial Celso Amorim. Lula não terá agenda oficial hoje.  

O argumento da idade já foi lançado na campanha em São Paulo, pelo então candidato Pablo Marçal. “...o Lula, ao contrário do Biden, não vai reconhecer a incapacidade e vai acabar competindo”, disse. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desistiu da reeleição em julho, após demonstrar sinais de senilidade em um debate.

Há amplo espaço para acontecer o mesmo com Lula. A idade faz diferença a qualquer profissional, mais ainda a presidentes da República. Desde o ano passado, políticos reclamam que o presidente não é o mesmo dos dois primeiros mandatos: não toma café, almoça e janta com políticos, nem encara longas jornadas. Em geral, a culpa é despejada na primeira-dama, Janja, que cercearia Lula. A realidade é que Lula se poupa.

Questionar a idade de Lula será um argumento fácil, por estar amparado na realidade de sua idade. Será também tentador para dispersar fake news, com fotos manipuladas e histórias absurdas. É uma forma eficiente de despertar a atenção de eleitores, fora do escopo normal de promessas e realizações, pois atiça o imaginário e leva a decisão a instâncias além do racional - afinal, é mais simples lançar uma dúvida que rebater argumentos.

Na campanha de 2026, Lula terá de lidar com isso. É um problema para políticos normais, como ele e Joe Biden. O exemplo americano ajuda a entender o problema: aos 78 anos, Donald Trump exibe sinais de senilidade parecidos com os de Biden, como não dizer coisa com coisa em algumas ocasiões. A questão é que isso não destoa de sua postura tradicional, dada a maluquices. Assim como Biden, Lula não tem essa vantagem.

O que Lula não tem em relação a Biden é o Partido Democrata, que levou o presidente americano a desistir da disputa. Lula é maior que o PT e, mesmo que não tivesse condições, jamais seria instado a desistir. 

Atualização: nota alterada às 14h45 para incluir a primeira foto do presidente Lula após o acidente.

Dino dá 90 dias para PF concluir investigação sobre envolvimento do senador no caso Postalis

Leia Mais

É mais complexa do que aparenta a falta de posição do governo na disputa pelo comando da Câmara

Leia Mais

CVM abre novo processo contra oito executivos da empresa por uso de informações privilegiadas.

Leia Mais

Receita Federal, PGR, PGFN e PF fazem acordo para compartilhar dados sobre fraudes tributárias

Leia Mais

Corte de luz

18/10/2024 às 15:37

Aneel abre investigação que pode retirar concessão da Enel após apagão que afetou milhões em SP

Leia Mais

Acusado pelo atentado à associação judaica Amia de Buenos Aires usa rede social e fala em vingança

Leia Mais

Coaf identifica transação atípica de Paulo Moura Ribeiro, do STJ, em esquema de venda de sentenças

Leia Mais

Sem guarda chuva

18/10/2024 às 12:32

Líder nas pesquisas, Ricardo Nunes avisa que faltará a quarto debate em São Paulo se chover

Leia Mais

Governo diz que começou a implementar proibição de uso dos cartões de benefício para apostas online

Leia Mais

Desfaz tudo

17/10/2024 às 18:52

Aneel pede à juíza que ajudou Amazonas Energia para desfazer transferência de controle para a Âmbar.

Leia Mais

Justiça suspende por 1 ano ação sobre multa de 10,3 bilhões imposta à J&F por corrupção

Leia Mais

PGR indica que aliados de Bolsonaro podem ter ligação com vandalismo de 8 de janeiro de 2023

Leia Mais

As duas ilesas

17/10/2024 às 13:52

Deloitte e Alvarez & Marsal escapam de denúncias em ações de recuperações judiciais e falências

Leia Mais

A Saúde de Lira

17/10/2024 às 10:59

Ministério mais rico da Esplanada é o desejo do presidente da Câmara para quando deixar o cargo

Leia Mais

Réu em caso de fraudes no lixo, Marcelo Lima concorre em São Bernardo proibido de falar com aliados

Leia Mais