O consignado eleitoreiro
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República abriu uma investigação contra Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal no governo Bolsonaro. Ele é suspeito de ter facilitado a liberação de créditos consignados durante o período eleitoral de 2022, fora dos padrões do banco.
O processo vai apurar como e por que a Caixa, sob o comando de Guimarães, disponibilizou 99% de toda a sua carteira de crédito consignado vinculada ao Auxílio Brasil justamente no intervalo entre o primeiro e o segundo turno das eleições.
Foram cerca de 7,6 bilhões de reais para cerca de 2,9 milhões de beneficiários do programa, o que levanta suspeitas sobre o uso do crédito como forma de influenciar o voto. A conselheira Marcelise de Miranda Azevedo será relatora do caso.
Essa investigação se junta a outras já em curso contra Pedro Guimarães, por assédio moral e sexual. Guimarães deixou o comando da Caixa em 2022 devido às denúncias. Estima-se que a Caixa já desembolsou cerca de 14 milhões de reais em acordos judiciais devido a problemas causados por Guimarães.
Rombo no TRF-1 leva CNJ a mirar precatórios emitidos irregularmente em todos os tribunais federais
Leia MaisTrês são presos em investigação por favorecimento em inquéritos e liberação de itens apreendidos.
Leia MaisPGR deve denunciar primeiro indiciados pela 'Abin paralela' que tiveram elo com a trama golpista
Leia MaisAnac cassa de vez a autorização da Voepass, que não poderá mais operar voos comerciais
Leia MaisSem registros no STF, encontro vira disputa de versões entre Braga Netto e Mauro Cid
Leia MaisJustiça Federal interrompe projeto de exploração de madeira patrocinado por Alcolumbre e Randolfe
Leia Mais1ª Turma do STJ decide que empresas de mesmo grupo podem responder por crimes de coligada
Leia MaisAções contra advogado de empreiteiras da Lava Jato é encerrada pela 13ª Vara Federal de Curitiba
Leia MaisDefesa de Sérgio Cabral pede anulação de todos os atos do juiz Marcelo Bretas, aposentado pelo CNJ
Leia MaisOAB-SP escala Alberto Toron para atuar em inquérito contra advogado de Marcelo Câmara
Leia MaisSindicalistas resistem às novas atribuições previstas para a corporação na PEC da Segurança
Leia MaisParalela na PF
Inquérito da 'Abin paralela' abre caminho para investigação contra delegados federais
Leia MaisJustiça determina que homem que ficou cego após cirúrgia de catarata seja indenizado no Amapá
Leia MaisDino pede à Caixa, BB e BNB que apresentem soluções técnicas para padronizar pagamento de emendas.
Leia MaisMinistro do TCU diz a pessoas próximas que Pacheco hoje é favorito para possível vaga no STF
Leia Mais