Moro desiste da candidatura a presidente

Redação
Publicada em 31/03/2022 às 16:29
Moro deve ser candidato a deputado federal, mas nem isso está definido ainda Foto: Fotoarena/Folhapress

O ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro anunciou nesta quinta-feira (31) a desistência da pré-candidatura ao Palácio do Planalto. Em nota divulgada nas redes sociais, ele reafirma a filiação ao União Brasil, partido que surgiu há pouco mais de um mês, com a fusão do DEM e do PSL.

Moro pontuou que “o Brasil precisa de uma alternativa que livre o país dos extremos, da instabilidade e da radicalização”. Segundo ele, a entrada no União Brasil permite que seja facilitada a discussão de um nome do que chama de “centro democrático” para construir uma candidatura única.

No texto, ele agradeceu à direção do Podemos, partido em que ficou filiado por apenas alguns meses. A saída dele da legenda coloca fim às disputas internas de integrantes que eram contrários à candidatura, mas deixa desgaste pelo tempo e dinheiro usados em uma campanha que morreu antes mesmo de começar.

Dificuldades internas

Em entrevista coletiva para divulgar a filiação de Moro, o vice-presidente do União Brasil, Júnior Bozella, afirmou que o futuro do ex-ministro ainda não estava definido dentro do partido. Ele levou em consideração que as pesquisas o colocavam disputando, no mínimo, o terceiro lugar, com Ciro Gomes.

Entretanto, políticos da ala demista do União Brasil divulgaram uma nota nesta quinta-feira em que se dizem contrários à indicação de Moro a uma eventual candidatura presidencial. O grupo representa 49% dos votos da executiva do partido e é liderado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.

“Caso seja do interesse de Moro construir uma candidatura em São Paulo pela legenda, o ex-ministro será muito bem-vindo. Mas, neste momento, não há hipótese de concordarmos com sua pré-candidatura presidencial pelo partido”, diz a nota, que sepulta os sonhos presidenciais do ex-juiz.

Espera-se que Moro seja candidato a deputado federal - o jornalista José Luiz Datena deve ser o nome da legenda para disputar uma vaga ao Senado.

Exclusivo

O dossiê da Abin

18/06/2025 às 12:00

PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação

Leia Mais

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Conversa a sós na Abin

18/06/2025 às 00:48

Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF

Leia Mais

Comissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre

Leia Mais

Aneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa

Leia Mais

Elmar quer o TCU

17/06/2025 às 19:33

Deputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta

Leia Mais

Foz explorada

17/06/2025 às 16:52

Extração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC

Leia Mais

OAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia

Leia Mais

Vazou, pagou

17/06/2025 às 15:38

Dona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários

Leia Mais

Ministro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados

Leia Mais

Frente a frente

17/06/2025 às 13:08

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro

Leia Mais
Exclusivo

Ponto final na 'Abin paralela'

17/06/2025 às 00:51

PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo

Leia Mais

Disputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria

Leia Mais

O vídeo da XP

16/06/2025 às 17:54

Corretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos

Leia Mais

Rede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União

Leia Mais